O fundador da exchange Binance, Changpeng Zhao (CZ), disse que sua equipe está decidindo se vai fazer uma reversão na rede do bitcoin.
Após a Binance ser hackeada em mais de 7 mil bitcoins ontem a noite, Zhao fez uma live e disse:
“Para ser honesto, nós podemos fazer isso dentro dos próximos dias [rollback]. Mas há receios de que reversão na rede do bitcoin nessa escala possa ter algumas consequências negativas, em termos de destruir a credibilidade do Bitcoin”
Ele também disse que os 40 milhões roubados serão devolvidos mas que “isso dói muito”. Realmente perder 40 milhões de dólares deve ser uma dor que não consigo imaginar.
Não é a primeira vez que o blockchain de uma grande criptomoeda seria revertido para um estado anterior a de um hack. Em julho de 2016 a rede Ethereum fez um rollback depois de uma hack em uma aplicação (The DAO), com valor equivalente a 70 milhões de dólares na época.
Segundo a Coindesk, apenas usando os tokens BNB da Binance a empresa gerou 210 milhões de dólares em ganhos entre Julho do ano passado e março.
Particularmente creio que a comunidade não aceitaria um rollback, ele não aconteceu em hacks anteriores como a Mt.Gox e não vai acontecer com a Binance.
Você apoia uma reversão do blockchain do Bitcoin para um estado anterior ao do hack? Deixe sua opinião nos comentários.
Update
Essa possibilidade foi descartada após CZ discutir com os mineradores uma reorganização de blocos:
After speaking with various parties, including @JeremyRubin, @_prestwich, @bcmakes, @hasufl, @JihanWu and others, we decided NOT to pursue the re-org approach. Considerations being:
— CZ Binance (@cz_binance) May 8, 2019