Passfolio

Em meio a uma segunda-feira de pânico no mercado, a Celsius e a Binance anunciaram que os saques estariam travados, o que levou os investidores a especularem sobre a saúde de ambos os negócios.

Saiba mais: Celsius Network: corrida bancária, travamento e riscos. Entenda o que está acontecendo e o efeito dominó

Celsius Network em pânico

A Celsius Network (CEL) é uma plataforma de serviços bancários diversos do mercado de criptomoedas, onde é possível fazer operações usando cripto ativos como: comprar, trocar, emprestar e tomar emprestado.

A plataforma é uma das maiores do mercado e conhecida por fazer operações de grandes empresas como exchanges, por exemplo.

Passfolio

Ao funcionar principalmente como plataforma de liquidez, grandes baleias do mercado depositam criptomoedas como BTC e ETH na Celsius, recebendo rendimentos por outros usuários que tomam estes ativos emprestados para fazer trade.

Na noite deste domingo, a empresa fez uma publicação em seu twitter dizendo que as operações de saques, trocas (swaps) e transferências internas estavam sendo pausadas.

No memorando compartilhado com a comunidade, a equipe da Celsius afirmou que a rede estava sendo interrompida:  “para estabilizar a liquidez e as operações, enquanto tomamos medidas para preservar e proteger os ativos.”

Com o Bitcoin (BTC) registrando mais de 12% de queda nas últimas 24 horas, a ação da Celsius Network sugere que uma possível corrida bancária pode ter ocorrido na plataforma, que pode estar enfrentando problemas de liquidez sobre os ativos de seus clientes por uma possível má gestão dos ativos em custódia.

A Celsius não deu previsão para retorno dos serviços.

O token CEL já registra perdas de mais de 44% nas últimas 24 horas e mais de 70% em uma semana.

Histórico de preço da Celsius Network CEL
Fonte: Coingolive

Uma conta no twitter relatou que a Celsius transferiu US $320M em cripto ativos para a exchange FTX antes de congelar as operações.

Binance trava saques

Coincidentemente, ou não, a maior exchange de criptomoedas em volume do mundo, também travou os saques de Bitcoin algumas horas após anúncio da Celsius Network.

De acordo com publicação do CZ – CEO da Binance – em seu twitter pessoal:

“Pausa temporária de retiradas de $BTC na binance devido a uma transação presa, causando um backlog. Deve ser corrigido em ~ 30 minutos. Vou atualizando vocês. Os fundos estão seguros.”

“Isso está apenas impactando a rede Bitcoin. Você ainda pode retirar o Bitcoin em outras redes como o BEP-20. Provavelmente isso levará um pouco mais para corrigir do que minha estimativa inicial. Mais atualizações em breve. Obrigado pela sua paciência e compreensão🙏”.

ATUALIZAÇÃO 13/06 – 12:50h

As operações de saque de BTC voltaram a funcionar na Binance, conforme anunciado pelo Twitter oficial da empresa.

Mercado em pânico

Exchanges e prestadoras de serviços entrando em manutenção e interrompendo saques durante uma grande queda de preço não é novidade no mercado e, em muitas ocasiões no passado, se mostraram como um mal presságio sobre a saúde e capacidade de liquidez destes negócios. Em alguns casos isso até mesmo antecedeu a quebra destas empresas com congelamento do capital de seus usuários e até mesmo fugas de alguns grandes empresários.

Com um passado tão sombrio e cheio de traumas, é natural que o mercado esteja apreensivo neste momento sobre os eventos que se seguirão em um futuro próximo. O pânico parece ser o sentimento dominante no momento, o que também faz parte dos ciclos de mercado tão compartilhados nas redes sociais – e normalmente indica fundos (mas tudo pode acontecer).

Aqui da redação do Cointimes eu desejo que todos possam manter as emoções sob controle, tomar decisões racionais e conscientes, evitando dar qualquer passo levado unicamente pelo emocional.

Neste momento é importante parar, respirar, analisar o cenário com calma. Para, só então, agir.

Espero que ninguém precise ser obrigado a vender no prejuízo por conta de emergências financeiras e, sempre que possível, mantenha os fundos em segurança em carteiras privadas, não-custodiais, que você possua as chaves privadas.

Desejamos uma ótima semana a todos.

Leia mais:

Passfolio