O Ankr, provedor de infraestrutura Web3 descentralizada, se tornou a mais recente vítima de um hack no espaço DeFi, afetando o funcionamento da Binance.
Nesta sexta-feira (02), o protocolo DeFi baseado na BNB Chain confirmou prontamente o ataque no Twitter, e informou que pediu a outras exchanges descentralizadas que bloqueassem as negociações. Em outro tweet, a Ankr também insistiu que todos os ativos subjacentes ao Ankr Staking estão seguros e os serviços de infraestrutura não foram afetados.
O ataque foi detectado pela primeira vez pela empresa de análise de blockchain PeckShield, revelando que o hacker foi capaz de cunhar 6 quatrilhões de Ankr Reward Bearing Staked BNB (aBNBc), dos quais 20 trilhões foram então trocados por BNBc. Os relatórios iniciais sugerem que uma vulnerabilidade em seu código permitiu a cunhagem ilimitada de tokens.
A PeckShield também descobriu que alguns dos fundos roubados haviam sido transferidos para a Uniswap e para o misturador Tornado Cash, supostamente para ofuscar o rastro de fundos. Outra parte dos fundos foi enviada através da Celer e da Debridgegate para o ethereum, e os tokens do BNB foram trocados por 5 milhões de USDC.
Dados do CoinGecko mostram que o aBNBc perdeu quase todo o seu valor depois que o token foi drenada dos pools de liquidez na PancakeSwap e no ApeSwap. Desde então, o preço do BNBc (aBNBc) caiu de mais de US $300 para um pouco mais de US $1,50, uma queda de cerca de 99%.

A Ankr emitiu uma declaração assegurando à comunidade que “todos os ativos subjacentes ao Ankr Staking estão seguros, e estamos elaborando um plano para compensar os usuários afetados.”
Binance afetada e Hay sofre hack
Sobre o ataque, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, disse que a exchange estava pausando os saques:
“Hacks na Ank e Hay: A Binance pausou os saques algumas horas atrás e também congelou cerca de US$ 3 milhões que os hackers enviaram para nossa exchange.”
Enquanto isso, a Hay, que CZ se referiu em seu tweet, perdeu seu lastro ao dólar norte-americano, também como resultado de um hack confirmado pela equipe do Helio Protocol. O token está sendo negociado atualmente a pouco mais de US $0,65.
De acordo com a análise da empresa de segurança BlockSec, alguém adquiriu cerca de 183.000 tokens aBNBc com 10 BNB (US $2.900), e então depositou os tokens no Helio Protocol para drenar os fundos.
O hacker foi capaz de emprestar $16 milhões em HAY stablecoin com uma pequena quantidade de garantia em aBNBc, e então trocou a stablecoin por US$ 15 milhões de Binance USD (BUSD), resultando em uma perda maciça para o protocolo.
A BlockSec observou que US $15 milhões dos fundos roubados no segundo ataque foram movidos para a Binance, dos quais, até agora, US $3 milhões foram apreendidos, de acordo com CZ.
De acordo com a empresa Chainalysis, as perdas resultantes de ataques e explorações de segurança em plataformas DeFi durante 2022 totalizaram US $3 bilhões.
Leia também: