Durante a terceira semana de 2023, o bitcoin surpreendeu o mercado e superou um determinado indicador relevante, um feito que o BTC não via desde abril de 2019.
Após alta de mais de 23%, o bitcoin ficou acima de sua média móvel simples de 200 dias, um importante indicador que costuma revelar com precisão se a “criptomoeda rei” está em tendência de baixa ou alta, segundo a Glassnode.
De acordo com o Investopedia, o 200D-SMA (200-days simple moving average) é considerado um indicador-chave por traders e analistas de mercado para determinar as tendências gerais do mercado a longo prazo.
“O indicador aparece como uma linha em um gráfico e se move para cima e para baixo junto com os movimentos de preços de longo prazo da ação, commodity ou qualquer instrumento que esteja em gráfico.”, diz o site especializado em investimentos.
No gráfico de preços do bitcoin, é possível perceber que da última vez em que a criptomoeda superou o 200D-SMA ele continuou a explosão positiva por mais algum tempo, embora tenha voltado a cair em um movimento de lateralização.
Algo muito semelhante com o que ocorreu nos 386 dias antes de abril de 2019 – demonstrando um padrão comportamental do bitcoin durante um bear market.
— Isachonorato.eth (@isachonorato_) January 17, 2023
Mesmo se a história rimar, esse fato não serve, portanto, como garantia de que o mercado de baixa tenha ficado para trás. Porém, é interessante notar também como houve uma repetição de um ciclo de um ano tanto em 2019 quanto em 2022 para que o bitcoin recupere algum terreno.
Para ler mais sobre o momento de mercado do Bitcoin e do cenário mais amplo, leia o relatório semanal gratuito do Cointimes no Discord.
Veja também: