Cointimes

Volume de negociações ilícitas atinge alta histórica no mercado cripto

Criptomoedas

Chainalysis, uma empresa norte-americana de análise de blockchain, costuma publicar suas estimativas de atividades e negociações ilícitas no mercado cripto para demonstrar o poder da transparência provido pela tecnologia blockchain. 

Como todos sabemos, 2022 foi um dos anos mais tumultuados na história das criptomoedas, com várias empresas de grande porte implodindo, algumas em meio a alegações de fraude, incluindo Celsius, Three Arrows Capital, FTX, e outras.

Embora essas alegações façam algumas pessoas sentirem que essas empresas deveriam ser tratadas como empresas criminosas, a Chainalysis não incluiu seus volumes de transações nas análises de atividade ilícita porque as estimativas se baseiam unicamente na inteligência on-chain. Além disso, os casos de falência e de crimes associados a esses colapsos ainda estão em andamento.

Saiba mais: DOJ apreende US$470 milhões em ações da Robinhood de executivos FTX

“Apesar da retração do mercado, o volume de transações ilícitas aumentou pelo segundo ano consecutivo, atingindo um recorde histórico de US $20,1 bilhões. […] Também vale a pena ter em mente que 44% do volume de transações ilícitas de 2022 vieram de atividades associadas a entidades sancionadas”.

No entanto, Chainalysis enfatizou que esta é uma estimativa baixa, o que significa que a medida do volume de transações ilícitas certamente crescerá com o tempo à medida que identificarem novos endereços associados à atividade ilícita: 

“Por exemplo, no ano passado publicamos que encontramos US $14 bilhões em atividade ilícita em 2021 – agora elevamos esse valor para US $18 bilhões, principalmente devido à descoberta de novos golpes cripto.”

A análise também concluiu que, como os volumes de transações caíram, “menos dinheiro na indústria em geral tende a resultar em menos dinheiro associado ao crime.” O raciocínio para isto seria que os usuários ficam “mais pessimistas e menos propensos a acreditar nas promessas de alto retorno de um esquema em momentos em que os preços dos ativos estão caindo.”

Entretanto, como o volume total de transações caiu com o início do mercado de baixa, o volume de transações ilícitas cresceu ligeiramente. A Chainalysis detectou esta tendência pela primeira vez em agosto, quando observaram que os volumes de transações legítimas estavam diminuindo mais rapidamente do que os volumes de transações ilícitas.

“Em geral, a participação de toda a atividade de criptomoedas associada à atividade ilícita aumentou pela primeira vez desde 2019, de 0,12% em 2021 para 0,24% em 2022.”

A atividade ilícita continua sendo uma pequena parcela do volume total de negociações, sendo menos de 1%. Também vale a pena ter em mente que “apesar do salto deste ano, o crime como parcela de toda a atividade cripto ainda está tendendo para baixo.”

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading