Implementado no código do Bitcoin há mais de quatro anos, o Segwit agora é utilizado por cerca de 80% das transações de bitcoin, entenda o que isso significa para a rede.

O Segregated Witness ou Segwit, para abreviar, foi uma atualização que propôs separar as assinaturas das transações dos blocos de Bitcoin para resolver o problema da maleabilidade das transações.

Na prática, como o Segwit joga alguns dados para fora do bloco, que pode ser preenchido com mais transações até o limite de 1 megabyte, a escalabilidade também foi melhorada (similarmente como seria com o aumento do tamanho do bloco).

Devagar e sempre

Depois do Segwit ser implementado no Bitcoin, ainda demorou para os principais serviços de carteiras e corretoras adotarem a tecnologia, que só atingiu a marca de 80% agora no final de 2021.

Passfolio
gráfico de uso do segwit
Uso do Segwit. Fonte: Blockchair.

O número de transações diárias usando endereços SegWit, que começam com bc1 ou 3, cresceu lentamente. O primeiro pico de adoção aconteceu em março de 2018, quando a carteira Bitcoin Core colocou o Segwit como padrão, e muitos serviços utilizam essa wallet.

Um outro aumento notável também aconteceu em 2019, quando exchanges, incluindo a BitMex, adotou a tecnologia. Em junho deste ano, o último grande pico de uso aconteceu por causa da Blockchain.com, um serviço de carteira e corretora amplamente usado que também abraçou o Segwit.

A Lightning Network, uma solução de segunda camada do Bitcoin que permite transações quase imediatas e baratas, foi uma grande razão para a implementação do Segwit, e o seu uso também impulsionou a adoção da tecnologia.

Agora, cerca de 80% de todas as transações registradas no blockchain do Bitcoin todos os dias são transações SegWit, 40% a mais do que em maio e quase o dobro do número no final do ano passado.

Ao final de 2021, a comunidade de Bitcoin chegou ao consenso de mais uma atualização, o Taproot, que por sua vez trouxe mais um tipo de endereço (que inicia com bc1p). Não sabemos o quanto vai demorar para as principais carteiras implementarem a nova tecnologia, mas o Segwit encerrar o ano com 80% de adoção é um ótimo sinal.

Veja mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br