Conforme mostramos em primeira mão em português, as principais pools de mineração de Bitcoin Cash (BCH) anunciaram um plano para financiar os desenvolvedores. Contudo, esse projeto está recebendo resistência dos mineradores, que ameaçam um fork.


Veja também: Como minerar Bitcoin


Bitcoin Cash, minerando até o fork

O Bitcoin Cash é um fork do Bitcoin, explicamos a diferença entre eles no artigo ” Bitcoin Cash x Bitcoin Core, eficiência contra resiliência“.

Com dificuldades para financiar os desenvolvedores do Bitcoin Cash algumas das maiores pools de mineração apresentaram um plano.

Esse plano consiste em criar uma taxa de 12,5% para cada bloco de Bitcoin Cash gerado, ela seria destinada aos desenvolvedores e à estrutura da criptomoeda.

Contudo, diferente do que as redes sociais mostravam uma boa parcela dos stakeholdes, incluindo mineradores, não apoiam esse fundo.

Uma carta de mineradores anônimos foi escrita em oposição ao fundo de desenvolvimento. Ela diz que se os planos não forem modificados os mineradores vã criar um fork do Bitcoin Cash, ou seja, uma outra moeda:

“Supondo que a proposta não seja retirada ou modificada para ser aceitável, continuaremos a minerar até o hardfork”, diz o documento.

Talvez por esse motivo o Bitcoin Cash esteja liderando a alta de hoje, com 13% de ganho nas últimas 24 horas. Um possível fork no BCH é visto por muitos investidores como “almoço grátis”, uma forma de ganhar mais bitcoins.

A revolta contra a China

O documento ressalta que os signatários do documento são pools de mineração e representam, como mineradores, pouco hash rate.

Por isso, o grupo irá criar pools para competir e drenar poder dos signatários do fundo.

“Pools de mineração não são mineradores….Um pool de mineração é um serviço oferecido a mineradores reais, em troca de uma pequena taxa. Em nenhum momento eles estão livres para agir com esse hashrate como se fosse o seu.”

https://rcimg.net/images/4397e64b/YK14NHqThJ3C0xSvU3iMhwofio9t6Wx15K833Jmy.png
O poder das pools de mineração no BCH

A proposta também não foi bem vista devido a citação da filosofia do Partido Comunista Chinês:

“A citação da filosofia do Partido Comunista de Deng Xiao Ping como um preceito orientador para o Bitcoin Cash definitivamente não é bem recebida em nosso ranking.”

Solução e discussão

Enquanto em outras criptomoedas os grupos de discussão são censurados, a comunidade do Bitcoin Cash deixa o debate aberto. Isso gerou a proposta por parte dos mineradores revoltados de doar voluntariamente 1% dos bitcoins gerados para o fundo de desenvolvimento.

Em vez de uma taxa de 12,5% por 6 meses, foi sugerido uma de 1% por um período indefinido e de forma descentralizada:

“Doaremos voluntariamente 1% de nossa receita para as equipes de desenvolvimento, enquanto damos voz aos nossos mineradores sobre como doá-lo.”

Oportunidades e o que esperar

Ao mesmo tempo que essa discussão cria incertezas sobre o futuro dessa criptomoeda ela cria grandes oportunidades. Por exemplo, alguns mineradores podem se interessar pelas moedas do fork e migrar de outras criptomoedas com SHA256 para o Bitocin Cash.

De fato, já vemos um aumento de hashrate do Bitcoin Cash após o anúncio do fundo de desenvolvimento.

Há oportunidades também para novos serviços de pool que precisarão servir os mineradores revoltados.

Para os traders, se as discussões continuarem se acalorando poderemos ver grande volatilidade com o Bitcoin Cash, talvez a “Guerra dos Tronos do Bitcoin Cash” possa voltar a acontecer.

Para quem não tem interesse agora resta esperar o próximo episódio – O Ataque dos Clones Forks.