Rispar

O Bitcoin Cash passou pelo seu primeiro halving após a separação com o Bitcoin Core.

Às 9:19 am horário de Brasília o bloco #630000 foi minerado, reduzindo a recompensa da criptomoeda de 12.5 para apenas 6,25 moedas por bloco minerado.

sumário do bloco minerado
Sumário do Bloco Minerado

Como resultado, a inflação do Bitcoin Cash cairá de 3,6% para apenas 1,8% ao ano.

Bitcoin inflação x supply no tempo
Inflação vs Supply no tempo

Redução nos ganhos dos mineradores

Essa diminuição na recompensa poderá tirar os mineradores menos eficientes do BCH da competição por bitcoins.

 

Enquanto que para o BTC as fees de mineração já chegaram a compor 40% da receita quando a taxa média para transacionar bitcoin bateu U$57 em 2017, no Bitcoin Cash as fees chegaram a apenas 2,75% das receitas em seu máximo histórico.

bitcoin cash fees
% de fees que compõe a receita dos mineradores de BCH

Por não ter seu bloco artificialmente limitado a 1 MB + Segwit como o Bitcoin Core, atualmente é 589 vezes mais barato transacionar no Bitcoin Cash, segundo dados da coin.dance. Se por um lado isso ajuda os usuários, do outro dificulta a vida dos mineradores.

Com menos fees vindas das recompensas, os mineradores menos eficientes terão que se atualizar para máquinas mais modernas ou simplesmente sair do mercado.

Bitcoin SV e Bitcoin Core são os próximos

O Bitcoin Cash foi apenas o primeiro dos “Bitcoins” a passar por esse evento. O Bitcoin SV fará um fork em menos de 2 dias e o Bitcoin Core em 34 dias.

Apesar da mudança, o preço do BCH continua o mesmo. Contudo, como mostramos no estudo “Halving do Bitcoin – Um breve dossiê” a situação historicamente mudou no longo/médio prazo.

Veja a live de comemoração criada pelo cliente do Bitcoin Cash, o Bitcoin ABC:


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br