O Bitcoin Cash passou pelo seu primeiro halving após a separação com o Bitcoin Core.
Às 9:19 am horário de Brasília o bloco #630000 foi minerado, reduzindo a recompensa da criptomoeda de 12.5 para apenas 6,25 moedas por bloco minerado.

Como resultado, a inflação do Bitcoin Cash cairá de 3,6% para apenas 1,8% ao ano.

Redução nos ganhos dos mineradores
Essa diminuição na recompensa poderá tirar os mineradores menos eficientes do BCH da competição por bitcoins.
Enquanto que para o BTC as fees de mineração já chegaram a compor 40% da receita quando a taxa média para transacionar bitcoin bateu U$57 em 2017, no Bitcoin Cash as fees chegaram a apenas 2,75% das receitas em seu máximo histórico.

Por não ter seu bloco artificialmente limitado a 1 MB + Segwit como o Bitcoin Core, atualmente é 589 vezes mais barato transacionar no Bitcoin Cash, segundo dados da coin.dance. Se por um lado isso ajuda os usuários, do outro dificulta a vida dos mineradores.
Com menos fees vindas das recompensas, os mineradores menos eficientes terão que se atualizar para máquinas mais modernas ou simplesmente sair do mercado.
Bitcoin SV e Bitcoin Core são os próximos
O Bitcoin Cash foi apenas o primeiro dos “Bitcoins” a passar por esse evento. O Bitcoin SV fará um fork em menos de 2 dias e o Bitcoin Core em 34 dias.
Apesar da mudança, o preço do BCH continua o mesmo. Contudo, como mostramos no estudo “Halving do Bitcoin – Um breve dossiê” a situação historicamente mudou no longo/médio prazo.
Veja a live de comemoração criada pelo cliente do Bitcoin Cash, o Bitcoin ABC: