O Bitcoin está em um completo marasmo, há dois meses a criptomoeda não sai da faixa dos 9 mil dólares. Enquanto que para os especuladores isso é terrível, para a adoção do Bitcoin é algo incrível.
Bitcoin é a nova stablecoin
Quem nunca ouviu frases como:
“O Bitcoin é muito volátil”
“É muito arriscado, o preço do bitcoin não para de mudar”
Até mesmo um sketch no Porta dos Fundos foi feita brincando com a temática da volatilidade do bitcoin:
Mas parece que o jogo mudou, como diz a sabedoria popular “o mundo dá voltas”. E o Bitcoin nos últimos dois meses tem sido menos volátil que ativos tradicionais.
Olhe o gráfico feito pela Mercurius Crypto sobre a variação do Ouro, Ibovespa, S&P500 e BTC:
Bitcoin mais estável que Real, pra quê dinheiro estatal?
O nível de estabilidade do bitcoin está tão insano nos últimos meses que até mesmo o real está mais instável que o BTC na comparação com o dólar.
A volatilidade do Bitcoin/Dólar na média é menor que a volatilidade do Real com o Dólar, segundo o Bitcoin Volatility Index. Enquanto o par BRL/USD sofreu uma volatilidade de 1,67% nos últimos 30 dias, o BTC/USD ficou em apenas 1,50%.
Bom, se a desculpa para você não aceitar bitcoin era a instabilidade da moeda, então chegou a hora de criar uma carteira de BTC, você pode simplesmente instalar a BlueWallet e começar a receber pequenas quantidades de Bitcoin. Para quantidades médias (acima de R$50) nós recomendamos a Electrum no Desktop ou a Green Wallet para smartphone.
Tutoriais:
- Carteira de Bitcoin para pequenos valores: Como transferir Bitcoin usando a Lightning Network
- Como criar uma carteira de Bitcoin – Windows, Linux e MacOs
E ainda há dezenas de opções, como a brasileira Bitfy que permite a compra de um belo jantar no Outback e em vários outros locais com Bitcoin:
Mas nem tudo está perdido para o Real
Mesmo com a desvalorização massiva desde sua criação, o real é de uso obrigatório no Brasil para pagamentos de dívidas e impostos.
E o Bitcoin, apesar da estabilidade momentânea, ainda é pequeno e seu valor total de mercado é menor que o de muitas companhias medianas. Ou seja, ainda é um investimento de risco.
Apesar disso, com a entrada de cada vez mais investidores de grande porte a tendência é que o preço da criptomoeda se estabilize. Aliás, temos visto grandes investidores comprando mais bitcoin do que é produzido. Olha essa matéria sobre a Grayscale para entender mais.
Pois é, o jogo virou. Agora queremos ver uma sketch com o real, a pior moeda do mundo no primeiro trimestre de 2020.