Apesar dos últimos 7 dias não terem sido positivos para a cotação da maioria das criptomoedas, o Bitcoin mostra sinais de alta com saldo das corretoras atingindo níveis mais baixos de 2021.

Nesta semana, o bitcoin caiu 8,3% de $49.932,39 para $46.008,84, de acordo com dados do Coingolive. Cardano, Solana e Polkadot foram algumas das exceções, mas a maior parte das altcoins do mercado derreteu junto com o BTC, caindo de forma ainda mais intensa.

Segundo o CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, porém, um dado relevante pode mudar esse cenário em breve. Em tweet, ele revelou que espera ver uma crise de liquidez dos ursos de Bitcoin (lado vendedor).

Isso porque as reservas de BTC das corretoras de criptomoedas está quase batendo seu recorde mais baixo do ano, o que significa que há pouca pressão vendedora no mercado à vista.

Reserva de bitcoin em exchanges
Fonte: CryptoQuant e DailyHodl

A métrica é vista como otimista pois diminui significativamente a chance de ocorrer uma venda em massa de bitcoin. Vale lembrar que grandes depósitos em exchanges podem ser percebidos em blockchain, e já existem alertas como o Whale Alert que divulgam esses dados.

O CEO do CryptoQuant também diz que as baleias estão movendo bitcoins para bolsas de derivativos, outro indicador potencialmente otimista.

“As baleias estão enviando BTC de exchanges para bolsas de derivativos para buscar novas posições ou preencher margens. Se você olhar os dados históricos, o preço sobe no longo prazo após seu acúmulo. Suas posições parecem longs (apostas na alta do BTC).”

Bancos centrais aproveitam queda do Bitcoin para criticar

Conforme mostramos em publicação recente no Instagram, diversos bancos centrais comentaram sobre o Bitcoin essa semana. Sem surpresa, não houveram elogios à criação de Satoshi Nakamoto, desenvolvedor anônimo por trás da tecnologia.

Para o chefe do Banco Central do México, o Bitcoin está longe de ser uma ‘moeda evoluída’, em vez disso o BTC é mais comparável ao escambo. Segundo ele, o bitcoin é um investimento de alto risco e uma pobre reserva de valor.

O governador do banco central da Suécia teve um aviso mais alarmista para dar. Na última conferência bancária de Estocolmo, o governador do Riksbank declarou: “O dinheiro privado geralmente entra em colapso mais cedo ou mais tarde […] E, claro, você pode ficar rico negociando bitcoin, mas é comparável ao comércio de selos.”

Apesar de toda a volatilidade da semana, causada em parte por conta da adoção do Bitcoin como moeda oficial em El Salvador e famoso lema de traders “compre no boato e venda no fato”, o ecossistema da criptomoeda continua crescendo.

E enquanto as empresas de criptomoedas crescem, o código do Bitcoin é revisado e melhorado, soluções de escalabilidade são desenvolvidas, o blockchain só aumenta em tamanho. Desde 3 de janeiro de 2009, quando o Bitcoin começou a partir do bloco gênesis, foram mais de 700.000 blocos minerados, com uma rede funcional por 99,98% do tempo. Qual banco central oferece esse nível de estabilidade?

Veja outras matérias dessa semana:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br