O Bitcoin teve uma semana extraordinariamente forte, atingindo novas máximas históricas (renovada em US$ 68.800 hoje).

À medida que o preço do Bitcoin sobe, os detentores de longo prazo estão vendendo uma fração muito pequena de suas participações, como é normalmente observado em todos os ciclos anteriores.

No lado da venda, os que estão vendendo agora são principalmente as sardinhas.

O hashrate da mineração e a receita em dólares estão se aproximando de novas máximas.

Esta combinação de forte dinâmica de supply (oferta), recuperação da rede de mineração e atividade de rede relativamente baixa aponta para uma perspectiva bastante construtiva para o Bitcoin nas próximas semanas.

Hash Ribbon

O Hash Ribbon é um indicador de mercado que assume que o Bitcoin tende a chegar ao fundo do poço quando o Bitcoin se torna muito caro para minerar em relação ao custo de mineração.

A faixa de hash indica que o pior disso acaba quando a Média Móvel de 30 dias da taxa de hash cruza acima de 60d MA (troca de áreas vermelhas claras para vermelhas escuras).

Os momentos em que isso ocorre e a dinâmica do preço muda de negativo para positivo têm se mostrado boas oportunidades de compra (quando muda de vermelho escuro para branco).

O indicador da faixa de hash faz uso da taxa de hash para determinar se os mineiros capitularam. A capitulação do mineiro ocorre quando os custos de mineração são maiores do que as recompensas. Isso pode ser melhor visto adicionando um MA de 30 e 60 dias à taxa de hash.

Hash Ribbon (BTC) | Fonte: Glassnode

Uma cruz negativa entre essas duas MMs é representada no gráfico por uma mudança para uma área vermelha clara quando os custos de mineração superam as recompensas.

Uma vez que a dificuldade se ajusta, um retorno à lucratividade é observado por uma mudança para uma área vermelha escura e, eventualmente, branca.

O indicador ficou vermelho escuro de 17 de maio a 3 de junho. Historicamente, essas mudanças do vermelho claro para o escuro forneceram grandes oportunidades de compra. Este também foi o caso em junho de 2021, quando o BTC atingiu um fundo local.

A taxa de hash é calculada todos os dias.

Bitcoin Difficulty Ribbon Compression

A “faixa de dificuldade” é um indicador on-chain que usa médias móveis (MM) de dificuldade de mineração de bitcoin.

A dificuldade de compressão da fita adiciona um desvio padrão a este indicador. Historicamente, valores entre 0,01 e 0,05 (destacados em verde) indicam fundos.

Historicamente, houve três períodos em que a dificuldade de compressão da fita caiu para a parte superior de uma faixa após tal pico.

Difficulty Ribbon Compression | Fonte: Glassnode

O primeiro ocorreu em 2012-2013 (círculos pretos). O retorno à parte superior da faixa marcou o fundo antes de um novo movimento ascendente.

A segunda vez aconteceu em 2015-2016 (círculos azuis). Da mesma forma, os valores do indicador moveram-se para a parte superior da faixa antes de uma recuperação.

A terceira instância ocorreu em 2019-2020 (círculos vermelhos). Embora o preço do BTC continuasse diminuindo após o retorno à faixa, um movimento de alta finalmente começou. Porém, foi atrasado em relação às duas vezes anteriores em que isso ocorreu.

Portanto, ao olhar para as leituras históricas deste indicador, é provável que o BTC esteja nos estágios iniciais de uma alta em grande escala.

Esse indicador é calculado a cada duas semanas.

Em resumo, se a história é algo para se seguir, o BTC pode estar nas fases iniciais de um movimento ascendente significativo.

Será que veremos novos recordes pela frente?

Leia Mais: 

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.