O presidente do Fed, Banco Central dos Estados Unidos, Jerome Powell, recentemente fez uma declaração interessante sobre o Bitcoin. De acordo com ele, o criptoativo não é adequado para ser uma moeda devido à sua volatilidade e ao fato de que o Bitcoin “é respaldado por nada”. Powell, no entanto, afirmou que a criptomoeda pode ser um “substituto do ouro”.

O Fed fez essa observação durante o evento ao vivo do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) em 22 de março, em resposta a uma questão relacionada à criptomoeda.

Especificamente, Powell foi questionado sobre sua opinião sobre Bitcoin e outras criptomoedas – se esses ativos digitais eram uma ameaça à estabilidade econômica. Em sua resposta, Powell disse:

“Criptoativos – nós os chamamos de “crypto assets” – eles são altamente voláteis, veja Bitcoin, e, portanto, não são realmente úteis como reserva de valor e são apoiados por nada.”

Embora ecoando uma noção comum acreditada por muitos outros reguladores que pensam que o Bitcoin é um ativo especulativo, Powell acrescentou uma visão realmente boa do Bitcoin:


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

“Eles são mais um ativo para especulação, então eles não estão particularmente em uso como meio de pagamento. É mais um ativo especulativo, [O Bitcoin] é essencialmente um substituto para o ouro ao invés do dólar.”

Bitcoin é substituto do ouro? Por que essa afirmação é importante?

Levando em consideração a enorme quantidade de ouro que o Fed guarda em suas reservas, é especialmente interessante a fala de Powell que o Bitcoin possa substituir o metal precioso. Depois de investidores institucionais e grandes empresas, não é tão distante acreditar que o Banco Central dos EUA pode estudar a possibilidade de comprar Bitcoin, principalmente se perceberem um aumento na sua utilidade ao longo do tempo.

Anteriormente, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, também ecoou o discurso que o Bitcoin seria um “ativo altamente especulativo”, já que a moeda digital “representava muitos problemas” e era “extremamente ineficiente para realizar transações”. Mas logo depois, foi o sistema de pagamentos do Fed que saiu do ar enquanto o BTC funciona todos os dias sem pausas.

Além disso, os membros do BIS abordaram outro tópico significativo; Powell continuou a falar sobre stablecoins e Moedas Digitais de Banco Central (CBDC). De acordo com ele:

“Na medida em que uma moeda estável é apoiada por moedas soberanas de nações líderes, isso é certamente uma melhoria em relação aos criptoativos, eu diria… Mas, mesmo assim, de onde vem a credibilidade? Vem daquela moeda soberana que é a base.”

Veja também: Fernando Ulrich: “Criptomoedas estatais” representam um controle Orwelliano


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!