Cointimes

Bitcoin pode chegar a US$ 300 mil no próximo halving, diz diretor da Fidelity

Jurrien Timmer e Bitcoin

O preço do bitcoin (BTC) pode estar encaminhado para atingir US $300 mil entre 2024 e 2028, de acordo com modelo de previsão de Jurrien Timmer, macro estrategista da Fidelity.

Para mais de 123 mil seguidores no Twitter, o diretor da Fidelity, que é uma das maiores gestoras do mundo, fez publicações com novas indicações sobre a movimentação de preço do bitcoin.

Antes de revelar sua previsão de preço para o futuro, Timmer explicou como ele chegou em seu modelo de análise. Ele conheceu o stock-to-flow ao final de 2020, que é um modelo baseado na taxa de escassez do BTC em paralelos com metais preciosos, mas Timmer não achou que era o suficiente para precificar o bitcoin.

“Eu estava insatisfeito com o fato de que a escassez por si só seria um fator duradouro para o preço. Afinal, se algo não tem valor, não importa o quão escasso seja. Então, eu construí um modelo de curva S baseado na curva de adoção do celular para estimar o crescimento futuro da rede do Bitcoin.”

Modelo de Oferta e Demanda para o Bitcoin
Em amarelo, modelo stock-to-flow. Em azul, curva de adoção do celular. Em preto, preço do bitcoin. Em cinza, curva de adoção da internet. Reprodução/Twitter.

No entanto, duas coisas continuavam a atormentar Timmer, a primeira sendo que “no lado da oferta, o modelo S2F é uma linha reta que continua subindo em uma escala logarítmica,” causando projeções de preços “absurdas” para os próximos anos. 

Embora o modelo estivesse alinhado com a ascensão do Bitcoin até agora, como nota Timmer, é “irreal que ele continue ascendendo.” Uma das razões podendo ser que “quanto mais moedas forem cunhadas até o limite de 21 milhões, menos impacto os futuros halvings poderão ter no preço.”

Levando em conta quão próximos estamos do limite de fornecimento, Timmer acredita que “talvez haja uma maneira simples de ajustar o modelo S2F.”

Para explicar isso, Timmer acrescentou a oferta atual e projetada como porcentagem da oferta máxima de 21 milhões, criando uma linha assíntota, assim como o modelo de demanda, além de uma segunda curva de demanda, baseada na curva S da adoção da Internet nos anos 90 e 2000.

Leia também: Bitcoin tem o mesmo número de usuários que a internet em 1997

“Com esta segunda variável independente orientada para a oferta, foi muito fácil transformar o modelo S2F original de variável única em um modelo de oferta modificada multi-variável. O resultado é a linha rosa na tabela abaixo, à esquerda.”

Modelos adaptados
Em amarelo, modelo stock-to-flow. Em verde, a porcentagem da oferta máxima. Em rosa, o modelo modificado do stock-to-flow. Em preto, preço do bitcoin. Reprodução/Twitter.

“À primeira vista, o novo modelo se parece muito com o antigo, mas com uma inclinação mais plana. Mas quando adicionamos o modelo de demanda, vemos que o modelo de curva em S permanece em sincronia com o modelo de oferta durante os próximos dez anos.”

Isso deu a Timmer certa confiança de que o novo modelo “pode explicar e modelar a combinação única de crescimento exponencial da rede e escassez incorporada” melhor do que o modelo S2F original permitia.

“A curva mais viável sugere uma rede em forte crescimento para o Bitcoin nos próximos anos, porém existe a possibilidade de que ela seja mais madura do que meus modelos presumiram.”

Previsões de preço do diretor da Fidelity
Em pontilhado, o BTC. Em verde, a curva S da internet. Em amarelo, a curva S do celular. Em preto, o modelo modificado Reprodução/Twitter.

Com isso, Timmer conclui afirmando que acredita no futuro do Bitcoin como “um aspirante à reserva de valor em um mundo de contínua repressão financeira.” Mas sugere a constante revisão de especulações, “especialmente quando a ação do preço desvia das expectativas” pois “investir é um processo dinâmico, e investir em Bitcoin não é exceção.”

Conforme o gráfico acima mostra, a expectativa de Timmer é de que o BTC atinja uma cotação de US$ 300.000 após o próximo halving, caso o Bitcoin siga uma adoção em S assim como teve a internet.

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading