Coingoback

Um dos fundadores da EOS está prevendo duas grandes mudanças no horizonte do Bitcoin e uma delas pode até gerar um fork.

De acordo com Brendan Blumer, o valor de uma determinada quantidade de BTC será um dia baseado em seu histórico de transações. Se um lote de Bitcoin tem uma história conhecida de atividade ilegal no passado, ele acredita que seu valor irá diminuir.

“No futuro, o valor do Bitcoin será determinado pelo seu histórico”

Na verdade Brendan está errado, o valor do Bitcoin já é determinado pelo seu histórico. Diversos investidores compram por um preço premium moedas recém-mineradas.

Fungibilidade do Bitcoin

A perspectiva de Blumer é baseada nos fundamentos da fungibilidade – uma propriedade que permite que um meio de troca seja intercambiável, e também permite que uma unidade seja dividida em denominações menores e ainda retenha o mesmo valor.

A moeda fiduciária, por exemplo, é fungível, uma vez que notas de $ 20 são intercambiáveis com outras notas de $ 20. Uma nota de US $ 20 também pode ser dividida em duas notas de US $ 10 sem perder valor.

Mas a fungibilidade do Bitcoin é um tópico de debate, já que a história de um Bitcoin pode ser rastreada, por exemplo, para uma transação ilícita. Um destinatário pode não querer estar conectado, mesmo que apenas no blockchain, a um bitcoin que tenha um passado “sombrio”. Assim como uma corretora de bitcoins pode não querer negociar um ativo que foi ligado a um crime passado, que poderia gerar problemas jurídicos.

Hardfork do Bitcoin?

Brendan não acaba por aí, ele disse que o bitcoin irá se separar em dois tipos:

“Com o tempo, o #Bitcoin irá se separar entre uma dark e uma light pool, uma pseudo-anônima e outra completamente identificável”

Não ficou claro se apenas a negociação do bitcoin seria feita em uma dark pool, termo que no mercado financeiro significa uma troca escondida mas completamente legal. Ou se seria uma real separação, um hardfork.

Mas de qualquer forma, os dados estão mostrando que qualquer uma das alternativas realmente pode acontecer, uma pesquisa das narrativas sobre “o que é bitcoin” mostrou que a ideia de que o Bitcoin é apenas um “ativo qualquer” está ganhando força.

E não é só isso, temos informações que alguns atores extremamente relevantes do mercado apoiam essa narrativa.

Enquanto esse debate aumenta na comunidade, o Litecoin tenta resolver essa discussão unindo os dois lados da narrativa – eles querem criar uma maneira de fazer o Litecoin privado mas sem criar um segundo blockchain (hardfork).

Quem vencerá essa futura queda de braço? Os cypherpunks ou os investidores de Wall Street? Se a experiência do Litecoin for bem sucedida ela nem poderá acontecer.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!