Um aumento repentino no preço do Bitcoin tornou a criptomoeda o ativo com melhor desempenho de 2020, superando ouro, prata e petróleo bruto.

Nos últimos quatro meses, o preço do bitcoin aumentou quase um terço, apesar de uma grande queda em março que derreteu mais de US$ 4.000 da sua cotação.

No mesmo período, o ouro aumentou 13%, enquanto a prata caiu 14% e o petróleo caiu mais de 70% em valor. Essas commodities costumam ser usadas como reserva de valor.

A recuperação do Bitcoin ocorre menos de duas semanas antes de um evento raro conhecido como halving, em que a quantidade de moedas mineradas por dia cai pela metade.

É apenas a terceira vez que um halving ocorreu nos 11 anos de história do bitcoin e alguns analistas de mercado acreditam que isso poderia elevar o preço da criptomoeda para novos máximos este ano.

Comparando o desempenho do Bitcoin, ouro e petróleo em 2020, temos o seguinte gráfico:

Bitcoin, ouro e petróleo desde 1 de janeiro até hoje.
Variação do preço de Bitcoin, ouro e petróleo (em %) desde 1 de janeiro de 2020. Fonte: Independent.

Tanto o bitcoin quanto o ouro obtiveram ganhos significativos desde meados de março, quando países de todo o mundo começaram a introduzir medidas de isolamento social, em um esforço para retardar a propagação do surto de Covid-19.

Isso resultou em uma desaceleração econômica global e causou o colapso dos mercados de ações, pois os investidores procuravam garantir sua participação em ativos de refúgio.

É por isso que o ouro tradicionalmente teve um bom desempenho em tempos de incerteza econômica, no entanto, dados do mercado sugerem que o fornecimento finito de bitcoin significa que ele está sendo cada vez mais visto como um ouro digital.

Ao compararmos com o Ibovespa, índice que acompanha o desempenho das principais ações da bolsa brasileira, vemos que o Bitcoin vem superando facilmente.

ibovespa caindo este ano
Índice Ibovespa desde 1 de janeiro. Fonte: TradingView.

Como noticiamos anteriormente, o Bitcoin também superou o S&P500, um índice composto pelas 500 principais ações das bolsas americanas NASDAQ e NYSE.


BitcoinToYou –  Negocie criptomoedas sem pagar taxa
 
A primeira corretora do Brasil, negociamos criptomoedas desde 2010. 
Abra sua conta grátis!
 
Abrir conta