À medida que o Bitcoin ganha a adoção tanto como meio de pagamento quanto como reserva de valor, os usuários acabam tendo uma má experiência com as altas taxas de transação. Com isso, os bitcoiners precisam se atentar nas mais recentes tecnologias que melhoram a rede nesse sentido.

O Segregated Witness (SegWit) e o batching (envio de transações em lote), duas tecnologias que ajudam a reduzir as taxas de transação do Bitcoin, estão começando a ganhar força entre os usuários.

Um novo relatório mostra quanto dinheiro essas duas tecnologias poderiam ter economizado para os usuários se tivessem sido adotadas mais cedo e de forma mais ampla: o batching poderia potencialmente ter economizado 21.131 bitcoins aos usuários desde janeiro de 2012, enquanto Native SegWit (Bech32) poderia ter economizado usuários 36.685 BTC desde agosto de 2017.

Com o preço do Bitcoin sendo negociado em R$ 68.153,00 no momento da escrita da matéria, o valor das taxas que os usuários poderiam ter economizado totaliza mais de R$ 3,9 bilhões de reais.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Como essas tecnologias economizam dinheiro para os usuários de Bitcoin

Os críticos há muito apontam para as altas taxas de transação do Bitcoin como uma razão pela qual ele pode ter dificuldades para obter uma adoção generalizada, mas a ativação do SegWit em 2017 diminuiu a validade dessas críticas.

SegWit é uma atualização do protocolo Bitcoin que foi ativada pela primeira vez em agosto de 2017 por meio de um soft fork e conseguiu reduzir a taxa média paga por transação. A empresa de gerenciamento de Bitcoin Veriphi explicou a SegWit em um relatório recente:

“Essencialmente, [SegWit] é uma mudança arquitetônica para transações Bitcoin que visa mover os dados da testemunha do campo scriptSig para uma estrutura de dados da testemunha separada que acompanha uma transação.

Usando o formato de endereço Bech32, as transações SegWit podem economizar aos usuários até 58% em taxas, dependendo do número de entradas de uma transação.

O lote de transações é outro método de economia de taxas que envolve vários resultados em uma única transação de Bitcoin para fazer pagamentos a várias partes.

Em essência, ao usar esse método, várias transações destinadas a diferentes partes são agrupadas em uma única transação, reduzindo a sobrecarga da rede e diminuindo as taxas.

O lote de transações pode ser altamente eficaz para entidades como corretoras ou serviços de custódia que precisam enviar transações para vários clientes o tempo todo.

No início deste ano, a Coinbase anunciou que finalmente está aproveitando o lote de transações para reduzir as taxas. A empresa afirma ter realizado uma economia de 75,2% nas taxas de transação desde a implementação do batching.

Para saber exatamente como economizar em taxas de bitcoins como usuário, leia também o nosso artigo “A taxa de transação do Bitcoin subiu 542% em um mês, quais as soluções?


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!