Alter 2

Nesta quarta-feira, na altura do bloco 666.833 do Bitcoin houve uma reorganização de cadeia. A BitMex Research, braço de análise da exchange BitMex, chegou inclusive a ressaltar a possibilidade de um “gasto duplo” de 0.00062 btc. O relatório foi mal interpretado e gerou muita dúvida entre os novatos da comunidade de Bitcoin.

Alguns chegaram a falar que a “possível falha de rede” seria o motivo da queda do bitcoin, mesmo sem nenhuma evidência disso.

O que é o problema do gasto duplo

Primeiro vale ressaltar que, apesar do FUD (medo, incerteza e dúvida espalhado pela comunidade), nenhuma vulnerabilidade foi encontrada no código do Bitcoin. Inclusive a inovação trazida pelo Bitcoin é justamente a resolução do problema do gasto duplo.

Se uma moeda digital não passa de uma informação que navega pela internet, como alguém não poderia simplesmente replicar esse dado e gastar mais moedas do que deveria ter? O Bitcoin é conhecido como a primeira criptomoeda funcional porque atingiu com a tecnologia blockchain a resolução desse problema. Se todos os participantes da rede acompanharem a mesma cadeia de blocos, há escassez no mundo digital.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Porém, um detalhe muito importante é descrito no white paper, o documento de apresentação do projeto. Existe sempre a possibilidade de dois mineradores encontrarem um bloco ao mesmo tempo, e tentarem transmiti-lo para o resto da rede. Essa disputa é resolvida com o tempo, já que cada nó busca confiar na maior corrente de blocos.

Cada minerador trabalha com o bloco que recebeu primeiro e, por um momento alguns deles podem estar confiando em versões diferentes do Bitcoin. Mas como é muito improvável que mineradores encontrem blocos ao mesmo tempo duas (ou mais) vezes seguidas, a disputa é resolvida no momento em que mais blocos são adicionados à cadeia.

Por que você deve esperar por confirmações

Foi exatamente isso que aconteceu na altura do bloco 666.833, dois nós mineraram blocos diferentes ao mesmo tempo. Com um detalhe que algumas moedas de um endereço específico foram confirmadas para uma saída em um dos blocos e para outra saída no outro.

No momento em que o bloco 666.834 foi encontrado, o “problema” foi resolvido. Para alguns nós, nada de estranho ocorreu, mas para os que perceberam primeiro o bloco 666.833 que foi descontinuado, a cadeia sofreu uma leve reorganização.

Isso na verdade é extremamente comum, reorganizações de 1 bloco acontecem a cada duas semanas aproximadamente. E é por isso que você provavelmente deveria esperar por mais de uma confirmação no blockchain se está entregando algo de valor por bitcoins, de preferência 6 confirmações se é algo muito importante.

Conforme já explicamos anteriormente no Cointimes, um conhecido golpe com bitcoin é pedir para que um comerciante lhe entregue um produto antes de obter confirmações no blockchain.

Antes de estar incluída em um bloco na rede, e de preferência ter ainda mais confirmações, uma transação de bitcoin ainda não é segura o suficiente. Um malfeitor pode muito bem usar as mesmas moedas para mandar para si mesmo (com uma taxa maior) e ter essa transação confirmada primeiro.

A rede do Bitcoin foi feita para minimizar a necessidade de confiança em terceiros, o que a vítima desse golpe acaba fazendo é ignorar a solução que Satoshi propôs ao introduzir o blockchain à moeda e apenas confiar no comprador. Não faça isso.

Atualização: A BitMex Research se pronunciou pedindo desculpas em relação a linguagem usada. O especialista em criptomoedas Andreas Antonopoulos insistiu que a análise foi correta, mas a mídia acabou reportando o fato de forma “sensacionalista”.

“Eram duas transações conflitantes, cada uma nas cadeias concorrentes. A situação de aparente “gasto duplo” foi resolvido em um bloco. Pedimos desculpas se nossa linguagem foi confusa, nós vamos melhorar da próxima vez.”, tuitou a BitMEX Research.

Veja também: Desenvolvedores do Bitcoin Core obedecem Craig Wright e tiram White Paper do ar


 

BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!