A articulação para a criação de um imposto que pode impactar o Bitcoin foi intensificada após o apoio de Guedes e o aval de Jair Bolsonaro nesta quarta-feira.

De acordo com o jornalista Cézar Feitoza d’O Antagonista, ministros e líderes governistas se reuniram com Jair Bolsonaro, que permitiu ao governo intensificar a articulação política em favor da nova CPMF.

“Guedes tentou convencer, em reunião na noite de ontem, o relator Aguinaldo Ribeiro (PP) de que o caminho construído pelo governo é o melhor, por ampliar a base de tributação e estimular a geração de empregos.”

afirmou OAntagonista

O novo imposto pretende tributar toda e qualquer transação digital e pode tentar alcançar até mesmo o bitcoin e as criptomoedas. As exchanges de bitcoin estão preocupadas com a medida, pois o imposto pode dar incentivos para o mercado informal de ativos digitais. 

Até mesmo deputados estão com receio do novo imposto. Arthur do Val, conhecido como MamãeFalei, declarou em entrevista ao Flow Podcast:

“Você tem um outro quesito que não pode se ignorar que são as criptomoedas. Você vai incentivar o mercado informal de criptomoedas.”


Leia também – Mamãe Falei: nova CPFM vai beneficiar as criptomoedas

Apesar de receber resistência do Congresso, a nova CPMF agora terá apoio do centrão e da grande base governamental.  

“É muito delicado esse assunto. Isso pode de algum modo contaminar a reforma. Não há ambiente político para discutir esse assunto”

disse o senador Roberto Rocha (PSDB-MA)

Como desculpa para implementar o novo imposto, Guedes afirma que desonerará a folha de pagamentos.

O governo planeja uma recuperação econômica oferecendo o “bolsa quartel” (tornando o Brasil o 2° maior exército do mundo) para os jovens e usando o gasto estatal em grandes obras públicas com o chamado “novo PAC”.

E aí, você acha que a nova CPMF vai afetar positivamente o bitcoin? E o governo vai conseguir criá-la mesmo com forte oposição no Congresso?

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br