Bolsonaro ou Haddad?

Sua intenção de voto e opinião política não serão discutidas aqui. Esta é uma avaliação sob a ótica econômica do Brasil e paralelos serão traçados com o intuito meramente opinativo sobre os efeitos resultantes das eleições em 2018.  

O que você precisa saber antes de ler este artigo

Operação Lava Jato: conjunto de investigações de esquemas de lavagem de dinheiro feitas pela Polícia Federal do Brasil, iniciada em 17 de março de 2014, com 55 fases operacionais autorizadas pelo juiz Sérgio Moro. Até o momento deste artigo quase 100 pessoas foram presas, 232 foram investigadas, 16 empresas estão envolvidas e R$38.1bi foram recuperados;

Custo Brasil: de forma genérica é o conjunto de dificuldades relacionadas à burocracia, economia e estruturas que tornam os investimentos no Brasil mais caros, impactando negativamente o desenvolvimento nacional, que por sua vez aumenta o desemprego, a sonegação de impostos, a informalidade nos trabalhos e a evasão de divisas;

Insegurança Jurídica: as constantes alterações, falta de objetividade e transparência em leis e marcos regulatórios, em muitos casos com pouca ou nenhuma base constitucional, relacionados aos deveres e direitos das empresas.

Liberdade Econômica: liberdade de atuação de agentes econômicos em utilizarem seus  recursos sem a intervenção de agentes como o Estado. Está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico de um país. Quanto mais economicamente livre um país for, mais rico ele será.

Por que precisamos estar munidos destes dados? Por que as eleições de 2018 não se resumem a uma briga de vizinhos por motivos pessoais, nem a uma rincha entre direita e esquerda. Lembrem-se de deixarem as paixões de lado, ok?

O resultado das eleições pode e vai impactar diretamente a economia Brasileira a curto, médio e longo prazo e estudaremos abaixo os possíveis cenários com Bolsonaro ou Haddad na presidência.

Com Haddad

Nos moldes da gestão PT, é dito no plano de governo de Haddad que “O Estado deve ter o tamanho necessário para promover a justa regulação da economia e da sociedade e para a prestação de serviços públicos eficientes e de qualidade para o povo, de modo a alterar estruturas burocráticas que, embora aparentemente neutras, atuam no sentido de preservar e reforçar as profundas desigualdades sociais”.

Parafraseando, para Haddad o Estado deve não somente regular a economia como se necessário, impor o “nivelamento social”. A economia Brasileira por ser prejudicada considerando que um estado inchado tende a burocratizar e dificultar a iniciativa privada. Desestimulado, o investidor pode querer retirar seu capital do país.

No entanto, um aumento do crédito poderia estimular a economia a um curto prazo, aumentando a atividade econômica e beneficiando os pequenos comerciantes. Contudo, essa política é um tiro curto e pode piorar o cenário econômico a longo prazo.

No mundo das criptos

Em um cenário econômico desfavorável ao investidor, as chances de fuga de capital aumentarão, visto que se tornaria inviável manter seus fundos no Brasil em função da possível desvalorização.

Uma pergunta simples? Você sabe quando vai acabar a Lava Jato? Pois é! Ninguém sabe.

A economia global não esperará a lava jato acabar e a incerteza da operação pode afetar o dólar, afetando por sua vez as criptomoedas, que são cotadas em Dólar. Ou seja, uma vitória de Haddad poderia beneficiar aqueles que já têm criptomoedas, fazendo a cotação delas aumentar aqui no Brasil. Este é outro pensamento que paira na mente do investidor gerando muitas dúvidas sobre seus investimentos no país.

Com Bolsonaro

É sabido que hoje a situação das estatais é de prejuízo e encosto, considerando um plano econômico supostamente liberal, o cenário pode mudar muito a começar pelas privatizações. Também é esperado uma Reforma Previdenciária, uma Reforma Tributária e redução das alíquotas de importação.

A título de informação, segundo o Banco Central, 3.96% do PIB foram recebidos nos últimos 12 meses como participação internacional, indicando um mercado interno muito fechado para o comércio externo.

O impacto é direto no investidor que no Brasil, leva em média 117 dias para abrir uma empresa e essa hiper burocratização torna todo o cenário pouco atraente para empreendedores que estão dispostos a arriscar seu dinheiro gerando empregos e novos negócios.

Com uma chance de uma menor intervenção do Estado, menor seria o Custo Brasil, o campo tornaria-se mais fértil ao investidor que injetaria dinheiro no país tornando-o mais rico e produtivo, gerando novos empregos e mercados.

E no mundo das criptos

Em uma economia liberal que como visto tende a ter menos intervenção do Estado, o cenário seria favorável à criptoeconomia pois essa mesma liberdade econômica gera confiança, facilita a implementação da tecnologia e possibilita a disseminação da mesma.

As Exchanges por sua vez teriam um papel importante como meio de trazer capital estrangeiro auxiliando nessa captação, através do uso das criptomoedas. Um aumento da burocracia aumenta os custos e afugenta investidores estrangeiros e institucionais.

Conclusão

Com Haddad o Estado continuaria inchado e com isso muita burocracia e dificuldades de empreender no Brasil.  A curto prazo a população sofreria para pagar a conta.
A cripto economia então se torna uma boa alternativa pelo fato de seu valor não estar atrelado à bolsa de valores ou fundos de investimentos, o que torna por exemplo o bitcoin uma ótima alternativa para evitar inflação, desvalorização da moeda etc.

Já com Bolsonaro e repito, supostamente uma economia liberal, mais liberdade econômica, menos regulamentação assombrando a cripto economia abrindo portas para os investidores utilizarem as Exchanges como meio, menos estatais gerando gastos desnecessários, menos impostos em função dos menores gastos com o governo e mais empregos gerados pelo setor privado.

É difícil precisar o que nos aguarda como nação mas é possível premeditar o que uma economia livre, descentralizada traz de benefícios. Se Bolsonaro ou Haddad, não são eles os agentes salvadores da economia Brasileira e sim toda uma reforma necessária em diversos setores.

Leia também:

O que acontece com o dólar se o seu candidato vencer

Nem Bolsonaro e nem Haddad são capazes de salvar economia

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – FacebookTwitterInstagram.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br