Passfolio

O brasileiro Cecere, de Santos – SP, configurou um full node ao estabelecer conexão por satélite com a Blockstream, conseguindo fazer o download da Blockchain completa do Bitcoin sem internet.

Um pequeno passo para o santista, mas um grande passo para a comunidade bitcoiner.

Conexão por Satélite

Cecere conta que a conexão foi possível ao utilizar uma velha antena de televisão por satélite da DirecTV, que encerrou as operações na cidade de Santos há um tempo e havia deixado o aparelho, que se encontrava abandonado na casa dos pais do bitcoiner.

Cecere ao lado da antena que possibilitou a conexão com o satélite da Blockstream

Com auxílio da antena, foi possível estabelecer conexão com o satélite da Blockstream, empresa líder em colaboração no desenvolvimento do software Bitcoin Core, que pode ser utilizado para configurar um full node (ou peer/par) com a blockchain do Bitcoin.

Passfolio

Saiba mais: Satélites Blockstream: Mantendo a soberania do Bitcoin no espaço

Além da antena, o brasileiro utilizou um receptor de satélite da Novra Technologies, ligado a um computador onde foi armazenado todo o registo de blocos com todas as transações já realizadas e validadas na rede do Bitcoin.

Receiver que recebeu e interpretou os sinais da blockchain do bitcoin

Um grande passo de soberania e resiliência

Ao demonstrar na prática que é possível estabelecer uma conexão por satélite com a Blockchain do Bitcoin, a comunidade bitcoiner dá um grande passo em direção à soberania e proteção da rede, permitindo que nodes sejam configurados mesmo em regiões com baixa conexão com a internet, ou em regiões hostis com governos autoritários que controlam o acesso local à web.

Com isso, o Bitcoin ganha uma nova camada de proteção, apesar da conexão ainda ser dependente do satélite de uma única empresa (a Blockstream).

Por enquanto a conexão por satélite oferece uma experiência de “mão única”, onde ainda não é possível transmitir transações para a blockchain, apenas receber o registro dos blocos. Isso significa que não é possível enviar transações, mas agora é só questão de tempo até que soluções sejam construídas para resolver esse problema.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.