Listada na bolsa americana Nasdaq, a empresa de tecnologia BTCS é a primeira a oferecer dividendos em bitcoin – apelidados de ‘Bividend’.
O ‘Bividendo’ será pago a 5 centavos de dólar por ação em bitcoin, com base no preço do BTC na data em que os dividendos são distribuídos.
A notícia marca a primeira vez que uma empresa oferece dividendos em criptomoeda como alternativa aos pagamentos em dinheiro. Aliás, os acionistas que recusarem o bitcoin podem receber em dólares normalmente.
Sendo a primeira empresa de capital aberto dos EUA com foco em tecnologias de blockchain, o BTCS fornece infraestrutura de blockchain e ajuda a proteger blockchains de Proof of Stake por meio do staking nativo de criptomoedas.
Ela também está desenvolvendo uma plataforma proprietária de “staking como serviço” para permitir que os usuários recebam renda passiva em criptomoedas por meio de uma plataforma não custodial.
O BTCS está atualmente operando nodes na rede Ethereum 2.0 e planeja expandir para outras blockchains “disruptivas”, como Solana, Polkadot, Cosmos, Cardano, Polygon e Algorand no futuro.
“Queremos recompensar nossos acionistas de longa data por seu apoio contínuo e incentivar a liberdade financeira, fornecendo os meios para permitir a propriedade direta de Bitcoin e outros ativos digitais”, disse Charles Allen, CEO da BTCS.
“No espaço cripto, a BTCS tem uma longa história de pioneirismo, incluindo ser a primeira empresa pública americana pura com foco em criptomoedas e blockchains, a primeira empresa pública norte-americana a minerar Bitcoin e a primeira empresa pública norte-americana a ajudar na segurança de blockchains de próxima geração proof of stake. ”
Allen também acrescentou que, graças a uma situação financeira melhorada, agora é “o momento ideal para recompensar nossos acionistas com um Bividendo de retorno de capital não tributável”.
Vale a pena receber dividendos em bitcoin?
Provavelmente como resultado da notícia, a ação da BTCS subiu cerca de 44%. Mas será que receber dividendos em bitcoin seria uma boa ideia? Para especialistas consultados pela CNBC, não.
O planejador financeiro e fundador da Delancey Wealth Management, Ivory Johnson, comentou: “Se você quiser ser dono dessa empresa, então compre ações desta empresa, mas se você quiser comprar bitcoin, compre bitcoin. Não compre isso para obter bitcoin.”
Ao comprar qualquer ação, sua decisão deve se basear nos fundamentos da própria empresa, disse ele.
Embora Douglas Boneparth, planejador financeiro e presidente da Bone Fide Wealth, pense que o dividendo bitcoin é “legal”, ele concorda com Johnson que não é um motivo para comprar as ações.
“Analise mais porque você está investindo principalmente na empresa e em seus fluxos de caixa futuros”, disse Boneparth, que investe em bitcoin desde 2014.
Se os acionistas quiserem receber seus dividendos em bitcoin, precisam fornecer um endereço de bitcoin e preencher um formulário para a Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC), informando seu nome, documentos e a carteira de bitcoin, entre outras informações.
São passos a mais de complexidade para ter posse de bitcoin, que você simplesmente conseguiria por outros meios de forma mais simples.
Veja também: