Passfolio

Atualmente o Cazaquistão abriga 18,1% de todo o poder de computação do Bitcoin, e os mineradores de lá estão sofrendo com um apagão de internet em escala nacional.

De acordo com a Bloomberg, o governo do país está enfrentando o que seria o seu maior desafio em décadas. Fortes protestos estão acontecendo no Cazaquistão desde o último final de semana, quando o preço dos combustíveis decolou no país.

O presidente, Kassym-Jomart Tokayev, prometeu responder às manifestações “da forma mais dura possível”, depois que policiais foram mortos em serviço durante os atos. Os manifestantes pedem que Nursultan Nazarbayev, que foi presidente por mais de 30 anos e escolheu Tokayev como seu sucessor, solte as rédeas do poder.

Veja vídeos do momento em que a população invadiu e botou fogo no complexo presidencial em Almaty, Cazaquistão:

Passfolio

Em resposta aos protestos, o presidente anunciou nesta quarta-feira (05) que estava assumindo como chefe do Conselho de Segurança de Nazarbayev e prometeu ficar na capital “aconteça o que acontecer”.

Declarando estado de emergência, Tokayev pode impor toque de recolher, proibição dos protestos e restringir o acesso à internet para reprimir a rara demonstração de dissidência no país rigidamente controlado.

Como os protestos podem afetar a mineração de bitcoin no Cazaquistão?

De acordo com a NetBlocks, uma agência de monitoramento de Londres, realmente o acesso à internet foi interrompido hoje, afetando também a mineração de bitcoin no país.

O corte da internet possivelmente aconteceu para limitar a cobertura jornalística dos crescentes protestos anti-governo.

Para a BitMex Research, o acontecimento pode causar uma nova migração em massa de mineradores, como ocorreu no banimento da atividade na China por volta de junho do ano passado.

Na época, o preço do bitcoin caiu mais de 50%, mas o impacto de um acontecimento como este se repetindo provavelmente seria bem menor. Primeiro porque a China detinha cerca de 65% da taxa de hash do bitcoin, enquanto o Cazaquistão possui hoje por volta de 18,1% do hashrate.

Por fim, após a recuperação em V do poder computacional do Bitcoin em alguns meses, os investidores podem estar mais confiantes em relação à antifragilidade da rede Bitcoin.

hashrate do bitcoin
Velocidade do poder computacional do Bitcoin. Fonte: Lopp.

Leia mais:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br