A Califórnia aprovou uma nova lei que permite que os candidatos políticos, estaduais e locais, recebam doações em criptomoedas.

A nova lei, que entrará em vigor em 60 dias e, segundo o LA Times, foi aprovada depois que a California Fair Political Practices Commission, órgão que regula o financiamento de campanhas e ética governamental para promover a transparência no governo, aceitou a nova exigência.

De acordo com a nova lei, os candidatos podem receber doações em cripto desde que possam converter os bens digitais em moeda fiduciária imediatamente. Além disso, a lei estipula que o candidato deve trabalhar com empresas registradas para lidar com a transação que, por sua vez, devem realizar práticas essenciais de Know Your Customer (KYC), ou Conheça Seu Cliente, como a coleta do nome, endereço, ocupação e empregador do contribuinte.

Políticos que concorrem a cargos federais também estão autorizados a receber doações cripto. Em geral, a maioria dos estados está relutante em permitir esse tipo de contribuição por conta de desafios como transparência, volatilidade do mercado e falta de regulamentação.

Anteriormente, a Califórnia havia proibido a contribuição de criptomoedas, como outros oito estados, mas decidiu se juntar a Washington DC na permissão das doações.

A comissão eleitoral dos EUA divulgou uma nota indicando que os comitês podem receber Bitcoin, desde que liquidem o ativo imediatamente, mas também informa que a posse de Bitcoin não isenta os comitês políticos de suas obrigações de devolver a contribuição se ela for de uma fonte proibida ou exceder o limite por contribuinte.

Além da política, diversos destinos para doações de criptomoedas surgiram nos últimos meses, apesar da ambiguidade regulamentar. De acordo com um relatório publicado pela Finbold, houve um aumento de 583% nas doações de ativos digitais em 2021, em comparação com 2020.

Leia também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br