Enquanto a maioria dos usuários estão preocupados com o preço abaixo de US$ 33 mil, uma queda superior a 52% da alta histórica, o Bitcoin está batendo recordes em outro dado importante para a privacidade.

Embora o interesse geral por bitcoin tenha caído nos últimos meses, conforme mostram dados do Google Trends, e o preço do BTC esteja em baixa, a capacidade de CoinJoin do Bitcoin está em máxima histórica.

Conforme compartilhou um dos desenvolvedores da Samourai Wallet no Twitter, a capacidade não gasta de bitcoin (UTXO – Unspent transaction output, em inglês) da Whirlpool, implementação de CoinJoin da carteira, atingiu uma alta histórica de 4.633,46 BTC.

O interesse pela privacidade on-chain está aumentando consideravelmente desde o ano passado, de acordo com dados do BitcoinKPIs.

Capacidade não gasta de bitcoin da Whirlpool ao longo do tempo.
Capacidade não gasta de bitcoin da Whirlpool ao longo do tempo.

O que isso significa exatamente?

Esses dados demonstram que os usuários de Bitcoin estão, apesar das adversidades do mercado, buscando mais privacidade na rede através do CoinJoin.

CoinJoin é uma transação colaborativa entre vários usuários onde, diferentemente de mixers, os bitcoiners não perdem o controle de suas chaves privadas durante todo o processo. Mas, ao final da transação, os participantes terminam com um maior nível de privacidade, já que, para um observador de fora, os seus bitcoins podem ser qualquer um dos bitcoins na saída da transação.

Coinjoin
Representação visual do CoinJoin, que termina com 1496 interpretações possíveis. Fonte: code.samourai.io.

Ou seja, o Whirpool, que é a implementação de CoinJoin da Samourai Wallet, serve para se misturar na multidão, ganhando privacidade. E agora mais de quatro mil e seiscentos bitcoins estão embaralhados (e possivelmente prontos para remixar ainda mais, melhorando a liquidez da funcionalidade).

E, claro, se trata de uma implementação livre e de código aberto, capaz de “desassociar matematicamente” a propriedade de entradas e saídas, efetivamente aumentando a privacidade financeira dos usuários de Bitcoin através de um coordenador “cego”.

É uma funcionalidade capaz de melhorar a fungibilidade da rede, embora precise de muito mais adoção para alcançar esse feito para o Bitcoin de forma geral. A transparência do blockchain e a alta vigilância de empresas de análises on-chain (em conjunto com o KYC de exchanges e outras empresas) diminuem significativamente a privacidade dos bitcoiners.

Veja também:

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br