Cointimes

ADs

Carteira da falida exchange BTC-e movimenta R $880 milhões em bitcoin

bitcoin

A carteira associada à BTC-e foi ativada de repente em 23 de novembro, a quantia movimentada se destinou a endereços anônimos diferentes. 

Na última quarta-feira (23), uma carteira associada a uma exchange que não está mais funcionando, a BTC-e, fez uma transação de 10.000 bitcoins, estimada em cerca de US $165 milhões. Essa foi a maior transação da carteira desde agosto de 2017, e ela foi atribuída à BTC-e pelo sistema de análise Crystal Blockchain. 

Dos 10.000 bitcoins, cerca de 3.500 foram enviados para uma carteira anônima. Depois disso, 300 bitcoins desse mesmo endereço foram enviados para outro endereço. A quantia então foi dividida em muitas partes e encaminhada para diversas carteiras diferentes e não associadas a nenhum serviço de custódia conhecido. Os 6.500 restantes ficaram parados.

As possibilidades, segundo a Chainalysis, são de que a quantia tenha sido enviada para outras carteiras possuídas pela mesma pessoa, para carteiras possuídas por terceiros, ou convertida em moeda fiduciária.

A ruína da BTC-e

Em 2017, o Federal Bureau of Investigation (FBI) proibiu a continuação do funcionamento da exchange, que foi acusada de lavagem de dinheiro roubado. 

O diretor e supervisor de operações da BTC-e, Alexander Vinnik, foi preso na Grécia em 25 de julho de 2017, pelo Departamento de Justiça dos EUA.  O operador também foi acusado de lavagem de dinheiro obtida no conhecido hack da Mt. Gox Co. Ltd. 

A empresa foi inicialmente fundada em 2006 por Jared McCaleb e se chamava Mt. Gox, um acrônimo para Magic The Gathering Online Exchange. Em 2010, McCaleb começou a se interessar por Bitcoin e, ao identificar uma oportunidade de mercado, surgiu uma das primeiras exchanges especializadas em BTC do mundo.

Saiba mais: O maior cisne negro do Bitcoin assombra o mercado com R$15 bilhões

Em 2014, no entanto, a Mt. Gox foi vítima de um hack, considerado como um dos maiores escândalos da história do Bitcoin. Nesse ataque, a exchange, sediada no Japão, perdeu 850 mil Bitcoin, estimados na época em cerca de $500 milhões de dólares. A exchange então faliu.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!