Coingoback

Como já noticiamos aqui no Cointimes, o banco JP Morgan está lançando sua criptomoeda lastreada em dólar, juntamente com uma plataforma em blockchain para liquidação. Muitos acharam isso uma inovação para o JP, não foi o caso do seu principal concorrente, a Ripple Labs.

Poucas horas após o anúncio da JPM Coin o CEO da Ripple Labs soltou em seu Twitter:

Como eu havia predito, bancos estão mudando seu tom sobre as criptos. Mas esse JPM [moeda do JpMorgan] não faz sentido – introduzir uma rede fechada hoje é como lançar o AOL depois do IPO do Netscap. 2 anos depois, e as moedas dos bancos ainda não é a resposta https://www.linkedin.com/pulse/case-against-bankcoin-brad-garlinghouse/

Realmente, Brad previu a criação de várias stablecoins bancárias ainda em 2016. Segundo ele há dois cenários para os bancos:

  1. Os bancos colocam suas diferenças de lado e adotam um asset digital em comum;
  2. Bancos criam suas próprias moedas digitais com suas regras e governanças;

No segundo cenário Brad ressalta que tal atitude levaria a um sistema menos eficiente e muito mais fragmentado. Ele encerra dizendo:

Acreditamos firmemente que os bancos precisam de um ativo digital independente para permitir uma liquidação realmente eficiente e acreditamos que o XRP esteja melhor posicionado para essa função.

Ele remonta aos fundamentos do que torna os ativos digitais únicos e especiais – eles são moedas universais, isso significa que qualquer um pode usá-los como unidades de valor em qualquer lugar do mundo. Essa universalidade proporciona um alcance global aos ativos digitais e a capacidade de se estabelecer muito mais rapidamente do que os ativos tradicionais.”

A Ripple Labs está trabalhando fortemente para conseguir substituir sistemas antigos, como a SWIFT (falamos mais sobre esses planos no post abaixo).

Não sabemos ainda como reagirá o mercado a essa moeda do JPMorgan, mas é bem provável que o projeto esteja fadado ao fracasso.

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: FacebookTwitterInstagram.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br