Como já noticiamos aqui no Cointimes, o banco JP Morgan está lançando sua criptomoeda lastreada em dólar, juntamente com uma plataforma em blockchain para liquidação. Muitos acharam isso uma inovação para o JP, não foi o caso do seu principal concorrente, a Ripple Labs.
Poucas horas após o anúncio da JPM Coin o CEO da Ripple Labs soltou em seu Twitter:
“Como eu havia predito, bancos estão mudando seu tom sobre as criptos. Mas esse JPM [moeda do JpMorgan] não faz sentido – introduzir uma rede fechada hoje é como lançar o AOL depois do IPO do Netscap. 2 anos depois, e as moedas dos bancos ainda não é a resposta https://www.linkedin.com/pulse/case-against-bankcoin-brad-garlinghouse/“
As predicted, banks are changing their tune on crypto. But this JPM project misses the point – introducing a closed network today is like launching AOL after Netscape’s IPO. 2 years later, and bank coins still aren’t the answer https://t.co/39EAiSJwAz https://t.co/e7t7iz7h21
— Brad Garlinghouse (@bgarlinghouse) February 14, 2019
Realmente, Brad previu a criação de várias stablecoins bancárias ainda em 2016. Segundo ele há dois cenários para os bancos:
- Os bancos colocam suas diferenças de lado e adotam um asset digital em comum;
- Bancos criam suas próprias moedas digitais com suas regras e governanças;
No segundo cenário Brad ressalta que tal atitude levaria a um sistema menos eficiente e muito mais fragmentado. Ele encerra dizendo:
“Acreditamos firmemente que os bancos precisam de um ativo digital independente para permitir uma liquidação realmente eficiente e acreditamos que o XRP esteja melhor posicionado para essa função.
Ele remonta aos fundamentos do que torna os ativos digitais únicos e especiais – eles são moedas universais, isso significa que qualquer um pode usá-los como unidades de valor em qualquer lugar do mundo. Essa universalidade proporciona um alcance global aos ativos digitais e a capacidade de se estabelecer muito mais rapidamente do que os ativos tradicionais.”
A Ripple Labs está trabalhando fortemente para conseguir substituir sistemas antigos, como a SWIFT (falamos mais sobre esses planos no post abaixo).
Não sabemos ainda como reagirá o mercado a essa moeda do JPMorgan, mas é bem provável que o projeto esteja fadado ao fracasso.
Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: Facebook, Twitter, Instagram.