O número de mortes e novos casos do surto de coronavírus na China aumentou drasticamente depois que as autoridades mudaram a maneira de contar as infecções.

Segundo o site Hong Kong Free Press, as mortes pelo vírus chegam a 1.355 e o número total de infecções em todo o país para quase 60.000 – isso poucas horas depois que o presidente Xi Jinping divulgou “resultados positivos” das medidas drásticas do governo para conter o vírus e um dos principais especialistas chineses previu que a epidemia atingisse seu pico nesse mês.

Esse salto se deve a atualização do método de contagem da província de Hubei, o que acrescentou 15 mil infectados e 254 mortes às estatísticas. Nas últimas 24 horas, o número de mortes e casos do vírus bateu recorde.

Conforme publicado pelo Cointimes nessa semana, um bilionário chinês disse que os números eram ainda maiores. O bilionário afirma que crematórios chineses estavam trabalhando 24 horas.

Veja: Bilionário vaza que mortes por coronavírus chegam a 50 mil em Wuhan

Pouco tempo depois, verificou-se que a quantidade de enxofre na atmosfera em volta de centros afetados pelo vírus estava elevada, o que poderia indicar a queima de corpos descrita pelo bilionário chinês.

Enquanto isso, a Índia já isolou mais de 16 mil pessoas e o Japão reportou sua primeira morte. A mulher, na casa dos 80 anos, residia na prefeitura de Kanagawa, fora de Tóquio, disse o ministro da Saúde Katsunobu Kato em entrevista coletiva.

Ela também estava sendo tratada por uma outra condição . A Kyodo News informou que ela não tinha links conhecidos com a província chinesa de Wuhan.

O caso seria a terceira morte fora da China continental, uma aconteceu na Tailândia e outra nas Filipinas.

Afetando a economia

O vírus está afetando fortemente algumas empresas, inclusive companhias relacionadas a criptoeconomia.

De acordo com o Weibo (espécie de Twitter chinês) do dono da Btc.Top, as autoridades chinesas pediram para que sua fazenda de mineração de bitcoins fosse fechada. No post “Polícia chinesa fecha mineradora de Bitcoin devido ao Coronavírus” mostramos o Weibo e o vídeo do CEO e dono da fazenda acompanhado pelas autoridades chinesas.

Enquanto algumas fazendas de mineração eram fechadas, os fabricantes das ASICS que mineram bitcoin tiveram que atrasar a entrega de novas máquinas.

Enfim, até o cartel petrolífero da OPEC prevê que as vendas de petróleo sejam afetadas. Mais recentemente, o Deutsche Bank afirmou que, devido aos impactos na economia chinesa, a Alemanha pode entrar em recessão.