O TravelByBit, um popular provedor de pagamento de criptomoedas que atende a 400 comerciantes na Austrália, anunciou que vai cancelar os pagamentos em BTC e BCH depois que um vídeo mostrando como realizar um “gasto duplo” se tornou viral.

“Vamos retirar o Bitcoin e o Bitcoin Cash dos pontos de vendas”, disse Caleb Yeoh, fundador do TravelbyBit, a um site regional de notícias sobre cripto.

Recomendado para você:
++ E se o Bitcoin fosse uma empresa? Quão grande ela seria?
++ Os melhores investimentos para 2020

A expectativa era de que aceitassem Bitcoin Cash

Onze dias após o vídeo do brasileiro Adeilton Filho causar polêmica e ser censurado no Reddit, a exata mesma história aconteceu na Austrália, porém com uma diferença importante.

Enquanto o brasileiro fez a demonstração de como realizar um gasto duplo apenas em seu computador, mostrando como isso poderia prejudicar comerciantes, o australiano de fato enganou comerciantes para provar seu ponto. Assista:

O vídeo mostra o perigo de se aceitar transações pendentes como transações confirmadas (prática conhecida como 0-conf, ou “zero confirmações”).

Ele acabou também sendo censurado do r/Bitcoin, muito parecido com a história que contamos aqui anteriormente.

++ Entenda porque a censura no Reddit é muito comum

Porém o objetivo do vídeo do australiano era que os comerciantes passassem a aceitar Bitcoin Cash, enfatizando que nesta criptomoeda o gasto duplo era absolutamente impossível, pois transações 0-confs eram confiáveis, o que não é verdade.

Apesar de não existir Replace By Fee (RBF) no Bitcoin Cash, a forma explicada no vídeo não é a única maneira de conseguir substituir uma transação na mempool por outra, assim possivelmente enganando um lojista.

Isso tanto é verdade que gastos duplos acontecem diariamente no BCH, como se pode ver no site DoubleSpend.cash.

Portanto as confirmações devem ser aguardadas em ambas as criptomoedas, se o comerciante quiser ter certeza da irreversibilidade da operação. Uma transação não confirmada deve ser tratada apenas como uma expectativa de transação, que pode acabar não sendo concluída de fato.

Talvez por isso que a empresa de solução de pagamentos TravelByBit acabou por tirar tanto o BTC quanto o BCH como opções para os comerciantes.

Hayden Otto, autor do vídeo e CEO do BitcoinBCH declarou que a saída do BCH não era grande coisa, pois não era amplamente aceita de qualquer forma.