A cena de ir até um banco e pedir para o gerente investir seu dinheiro está ficando no passado e tende a cair no esquecimento com as próximas gerações. Muitas pessoas tem procurado uma corretora de valores na hora de investir.

Até porque isso tem dois motivos: (1) os gerentes nem sempre escolhem os melhores investimentos para você e sim para o banco e (2) investir em corretora é mais fácil e mais barato.

Nesse post eu vou te ensinar a investir em uma corretora de valores e, também, a escolher uma de acordo com o seu perfil. Vamos lá.

O que é uma corretora de valores?

A corretora de valores é uma instituição que faz a ponte entre você e o mercado. Ou seja, você não pode investir em renda fixa ou ações diretamente pela Bolsa de Valores. Quem faz isso para você é a corretora.

Você dá a ordem de investimento para a corretora e ela vai “buscar” esse investimento na Bolsa de Valores.

Vale lembrar que elas só podem funcionar se forem reguladas e vigiadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pelo Banco Central Brasileiro (Bacen). Ou seja, elas precisam de autorização do governo para funcionar.

Qual a melhor corretora de valores?

O mercado de corretoras de valores se acirrou nos últimos anos, principalmente aqui no Brasil. A melhor corretora vai depender do seu perfil e objetivo. Mas geralmente, as melhores são as que possuem as menores taxas, boa reputação e atendimento.

Segue abaixo uma lista das corretoras mais populares:

XP Investimentos

Clear (para traders)

Rico

Modalmais

Easynvest

A XP é a mais conhecida entre todas acima, o problema é que ela aumentou para R$ 30 mil o depósito mínimo de investimento em renda fixa, escolhendo um público específico.

A mais fácil e recomendada para investir é a Easynvest, que possui aplicativo e as telas mais fáceis. Dá para começar a investir por lá com a partir de R$ 30 com o aplicativo. A recomendação é: comece pela Easynvest se for começar pela renda fixa.

Se você quiser investir em ações, recomendo a Clear porque ela é uma corretora mais avançada e possui taxas mais atrativas para quem deseja negociar ações.

Como escolher uma corretora?

Ao escolher uma corretora, você deve considerar os seguintes fatores: taxas, reputação, atendimento e o seu perfil. A Easynvest possui taxa 0 para a maioria dos investimentos em Renda Fixa.

A reputação dela também é importante, dar uma olhada no ReclameAqui te ajudar a ter uma noção de como é o atendimento desa empresa. Eu já deixei de comprar em certas empresas por conta do reclame aqui.

Antes de investir, busque entender qual é o seu objetivo, o seu perfil, as taxas cobradas da corretora, prazos. A maioria das corretoras dispõe dessas informações nos termos de uso e no site.

Também é importante entender seu perfil de investidor. Se você gosta de negociar ações todos os dias, a Clear pode ser a indicada para você. Por outro lado, se gosta de investir em renda fixa, a Easynvest pode ser mais interessante.

Por que preciso de uma corretora?

Porque ela te dá mais possibilidade de escolha de investimentos. Dá para investir em Renda Fixa, Ações, Fundos de Investimento, Dólar e outra infinidade de opções. O que dá mais possibilidades de você fugir da poupança ou daquele título de capitalização do banco.

Seu banco pode até te oferecer as mesmas opções da corretora, mas a um grande custo mensal, porque você vai pagar muitas taxas por esse serviço. Então, a corretora consegue te dar mais escolha a um custo bem menor do que você teria investindo pelo banco.

Como investir em corretora de valores?

Basicamente são quatro passos muito fáceis: escolha uma corretora, se cadastre, transfira o dinheiro para a sua conta da corretora e escolha seu investimento na plataforma.

corretora de valores
Infográfico por Toro Investimentos

Para se cadastrar em uma corretora de valores você vai precisar de um documento de identidade válido como um RG ou CNH. Ela vai te exigir mais alguns dados como CPF, endereço residencial e vai te conhecer um pouco melhor: profissão, renda, etc.

Antes de investir, você vai precisar fazer uma Análise do Perfil de Investidor, que geralmente consiste em um teste rápido com algumas perguntas sobre seu objetivo, como você lida com as perdas, tempo que quer investir, etc.

Isso acontece para evitar que você coloque seu dinheiro em um título de renda fixa que só vai vencer em 2029 sendo que você vai precisar viajar nesse final de ano.

Ok, criei a conta e transferi o dinheiro. Ele já está rendendo?

A corretora não investe o dinheiro para você, é importante lembrar disso. Quem deve escolher os seus investimentos é você.

Apesar de parecer um pensamento um tanto óbvio, NÃO, seu dinheiro não estará rendendo depois que você depositar na corretora.

Você vai precisar escolher um investimento com base no seu perfil de investidor. Aí sim, depois de escolher, você vai começar a ter rentabilidade.

Se você está começando agora, pode escolher um tesouro direto ou um cdb, aplicando seu dinheiro nesses títulos. A partir desse momento, você conseguirá ter uma rentabilidade do seu investimento.

Dúvidas mais comuns

Abaixo vamos colocar as dúvidas mais comuns para quem está começando a querer investir através de corretoras de valores:

O que é taxa de corretagem?

É a taxa cobrada para quem faz operações na Bolsa, como compra e venda de ações. Ela é aplicada toda vez que você faz operações de compra/venda. Esse valor varia para cada corretora. Algumas oferecem pacotes para quem gosta de fazer essas operações. Na Clear, a corretagem é zero.

O que é taxa de custódia?

Essa taxa é cobrada pela corretora para ela guardar seus investimentos, isto é, para eles fazerem a custódia. Essa taxa é cobrada pela B3 e repassada para os clientes da corretora.

Algumas corretoras não cobram mais a taxa de custódia de títulos de tesouro direto, por exemplo.

O que é Home Broker?

O home broker é a plataforma por onde você faz seus investimentos, basicamente, ele é um site. Com ele você pode fazer basicamente tudo: contratar investimentos, negociar ações, acompanhar rendimento, etc.

Corretoras são seguras?

Sim, as corretoras são regulamentadas pela CVM e Banco Central. Elas precisam de autorização para lidarem com esses investimentos. Além disso, os seus investimentos são mantidos no seu CPF, não em nome da corretora.

Caso a sua corretora apresente algum problema, você poderá migrar seus investimentos, porque eles estão no seu CPF.

Imposto de renda

Se você investir no Tesouro Direto, o desconto dos impostos já é feito direto de sua aplicação, então você não precisa se preocupar em emitir um boleto ou documento para pagar impostos, mas é preciso declarar sua aplicação para evitar problemas com a Rececita Federal.

A tabela de imposto de renda favorece aqueles que investem a longo prazo, porque quanto maior tempo a sua aplicação fica rendendo, menor será o IR pago por ela. Veja abaixo:

PrazoAlíquota do IR
Até 180 dias22,50%
De 181 a 360 dias20%
De 361 a 720 dias17,50%
Acima de 720 dias15%

Conclusão

Se você chegou até aqui, já pode começar a investir através de uma corretora. Vale lembrar: quem faz os investimentos é você, não a corretora.

As corretoras de valores são excelentes para começar a investir, por conta das opções de escolha de investimentos, taxas, atendimento, conveniência e custo.

Todos os investimentos são feitos pela internet e antes de serem feitos, requerem uma análise do seu perfil, que é feita no momento de abertura da conta.

Para começar a investir, você vai precisar criar uma conta, transferir dinheiro e escolher o investimento. São 3 passos essenciais para quem deseja começar a rentabilizar melhor seu dinheiro.