Após ameaçar o site bitcoin.org e os desenvolvedores do Bitcoin reivindicando os direitos autorais do whitepaper do Bitcoin, Craig Wright agora é processado pela COPA, aliança de patentes abertas de criptomoedas.

Fundada pela Square em setembro de 2020 com o objetivo de manter o espírito de código aberto das criptomoedas, a COPA anunciou nesta segunda-feira (12/4) no Twitter:

“Hoje, a COPA iniciou um processo pedindo ao Supremo Tribunal do Reino Unido que declarasse que o Sr. Craig Wright não detém a propriedade dos direitos autorais sobre o White Paper do Bitcoin. Apoiamos a comunidade de desenvolvedores do Bitcoin e muitos outros que foram ameaçados por hospedar o White Paper.”

Formulário de reivindicação compartilhado no Twitter pela COPA.
Formulário de reivindicação compartilhado no Twitter pela COPA.

Comentando a notícia, um dos atuais donos do Bitcoin.org tuitou: “Não sei o que é mais nobre do que defender o white paper que deu início a tudo. Ótima notícia. A comunidade do Bitcoin nunca se renderá a mentirosos que abusam da ausência de Satoshi para reivindicar crédito de forma fraudulenta por seu(s) trabalho(s).”

Os representantes de Wright enviaram à Square um aviso de cessar e desistir datado de 21 de janeiro de 2021, exigindo que a empresa do CEO do Twitter pare de hospedar o whitepaper em seu site. Na época, a COPA enviou de volta uma resposta legal em nome da Square, que se resumia a isto: Primeiro prove que você é Satoshi Nakamoto, o criador do white paper.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Wright, principal responsável pela altcoin BSV, não respondeu com a prova solicitada no prazo estabelecido pela COPA de 19 de fevereiro.

“COPA tem como objetivo capacitar verdadeiramente a comunidade criptográfica com inovação e remover os bloqueadores da inovação”, disse ao Coindesk um porta-voz em nome do conselho da COPA. “Esta não é a última coisa que vamos assumir em nome da comunidade.”

A queixa pede ao tribunal para resolver a questão de saber se Craig Wright tem direitos de propriedade de direitos autorais sobre o white paper Bitcoin.

Leia também: Whitepaper do Bitcoin em português

Buscar um caso legal em nome da comunidade da criptomoeda é a primeira instância da COPA investindo seu tempo e dinheiro em uma causa que atormenta o espaço há anos e pode ter ramificações generalizadas. Se um tribunal decidir que Wright não tem direitos de propriedade sobre o documento de apresentação do Bitcoin, seria um golpe sério para seu argumento legal de que ele é Satoshi Nakamoto.

A longa trilha legal de Wright, um histórico de derrota

Famoso por entrar com diversas ações legais, Wright enviou sua última rodada de ordens de cessar e desistir para os desenvolvedores principais do Bitcoin, fazendo com que o white paper do Bitcoin fosse retirado do Bitcoincore.org.

Independentemente de serem precisas ou não, reivindicações legais levam tempo, energia e, o que é mais importante, recursos financeiros para contestar.

A COPA está intervindo em nome da comunidade para proteger os pequenos grupos, especialmente os desenvolvedores de Bitcoin, que são essenciais para a comunidade, mas não têm muitos recursos, de acordo com um porta-voz do conselho da COPA familiarizado com o assunto.

Além disso, no final de fevereiro, Wright também entrou com uma ação exigindo que os desenvolvedores do Bitcoin lhe dessem acesso aos fundos furtados da Mt. Gox. Parece piada, mas foi uma ação judicial real.

Leia mais: Quem é Satoshi Nakamoto?

Após os processos iniciais de Craig contra desenvolvedores do Bitcoin, várias empresas, incluindo Square Crypto, Paradigm, Coin Center e Novi do Facebook, decidiram hospedá-lo eles mesmos. A ação pretendia ser um sinal de solidariedade.

A carta que acompanha a resposta da COPA apresenta uma série de perguntas simples para os representantes de Wright responderem sobre suas reivindicações. Isso incluía a base geral da reivindicação, onde ele estava quando escreveu o white paper, as datas em que o escreveu e quais leis de direitos autorais se aplicam, entre várias outras.

Wright tem uma longa trilha legal tentando usar a lei para tentar silenciar seus críticos e até entrou com uma reclamação de direitos autorais em maio de 2019 com o Escritório de Direitos Autorais dos EUA sobre o código do Bitcoin.

Nenhuma de suas tentativas legais de afirmar que ele é o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, teve sucesso.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!