Relatório de Brand Intimacy, que mede o relacionamento e a intimidade das pessoas com marcas conhecidas, mostra que a indústria cripto está entre as 8 maiores em Brand Intimacy, com liderança da Cardano (ADA) e Bitcoin (BTC).
O que é Brand Intimacy e porque é importante para cripto?
Brand Intimacy mede o relacionamento e a intimidade das pessoas com as marcas que elas consomem ou usam.
É um novo conceito cada vez mais importante nos ambientes corporativos, potencializado pelas redes sociais, onde os consumidores buscam um relacionamento mais próximo e íntimo com as marcas, formando pequenas comunidades de entusiastas.
Brand Intimacy é muito importante para o mercado de criptomoedas, já que muitos dos projetos mais relevantes são descentralizados e dirigidos por suas comunidades, o que cria um relacionamento muito íntimo dos entusiastas com o projeto em que eles colaboram.
Mais do que apenas usuários ou consumidores, estes entusiastas são parte do ecossistema e também são donos destas marcas. Quanto mais “íntimo” é o relacionamento com a “marca” do projeto – ou quanto maior a Brand Intimacy com uma determinada criptomoeda – maior o potencial de crescimento desta cripto no mercado.
Os dados a seguir são do relatório BIS-2022. elaborado pela MBLM, uma agência especializada em Brand Intimacy. No relatório foram estudadas mais de 600 marcas, de 19 diferentes indústrias.
Indústria cripto em top 8 de Brand Intimacy
De acordo com o relatório, a indústria de criptomoedas assume a oitava posição entre as 19 indústrias estudadas, com melhor intimidade de marca entre os projetos e os usuários.

“Crypto”, com 37,7% de intimidade de marca por parte do mercado, acima da média de 38,8% de todas as indústrias, fica atrás dos seguintes setores, com suas respectivas porcentagens de Brand Intimacy:
- Mídia e Entretenimento: 51,6%
- Tech e Telecom: 49,2%
- Varejo: 47,5%
- Automotivo: 44,6%
- Jogos: 41,7%
- Vestuário: 38,3%
Se pensarmos que todas estas outras indústrias possuem décadas de existência, com investimentos massivos em publicidade, marketing e “branding”, é impressionante a velocidade com que o mercado cripto cresceu em relação aos demais. Ao ser majoritariamente novo e em grande parte de sua existência movido apenas com crescimento orgânico e entusiasmo.
Cardano e Bitcoin se destacam em meio a marcas conhecidas
A criptomoeda Cardano (ADA) ganhou destaque como terceira “marca destacada” no relatório, com uma página (9) só sua, ao ocupar a 26ª posição entre as mais de 600 marcas e ser a criptomoeda líder em Brand Intimacy, segundo a MBLM.

As palavras-chave relacionadas com cardano são “Futuro” e “Valor”, estando na posição número #17 em intimidade por parte dos usuários e na posição número #18 em “ligação” (bonding).
Bitcoin ocupa a 30ª posição no ranking de Brand Intimacy, atrás da ADA por três posições e ambos apresentam melhor resultado que marcas como ESPN e HBO.

Dentro de criptomoedas temos um total de 11 marcas estudadas no relatório que são, em ordem:
- Cardano (ADA);
- Bitcoin (BTC);
- Polkadot (DOT);
- Ethereum (ETH);
- Tether (USDT);
- Uniswap (UNI);
- Solana (SOL);
- Binance (BNB);
- Ripple (XRP);
- Circle (USDC);
- Dogecoin (DOGE).

Leia mais: