Detentores de Ethereum (ETH) reuniram seus fundos para impedir a extradição do fundador do Wikileaks para os Estados Unidos.

Uma organização autônoma descentralizada (DAO) recém-formada está arrecadando dinheiro para libertar o fundador do Wikileaks, Julian Assange, da extradição para os Estados Unidos.

Com o nome “AssangeDAO”, o grupo já arrecadou mais de US$ 38 milhões em ETH desde que foi lançado na quinta-feira.

Buscando justiça para Assange

De acordo com assangedao.org, o objetivo declarado do DAO é “inspirar uma poderosa rede de solidariedade e lutar pela liberdade de Julian Assange”.

Impulsionados por uma comunidade de cypherpunks, os fundos serão destinados ao financiamento das taxas legais de Assange enquanto faz campanha para aumentar a conscientização pública sobre sua luta. Eles também aumentarão a conscientização sobre as “implicações da liberdade de expressão de seu caso”.

Conforme mostrado pelo Juicebox – um site para criar financiamento de projetos usando DAOs – AssangeDAO levantou até o momento 12.575 ETH. Dado o crescente mercado de criptomoedas nos últimos dias, só isso vale aproximadamente US$ 39.000.000.

Isso o torna oficialmente o maior arrecadador de fundos em ethers (ETH) da história, superando o “ConstitutionDAO” no qual foi parcialmente inspirado. Este último foi criado para comprar uma cópia original da constituição dos Estados Unidos, levantando 11.613 ETH desde o início.

Aqueles que contribuem para o AssangeDAO recebem o token de governança JUSTICE, que lhes dá poder sobre a direção futura do DAO. O plano é usar o dinheiro arrecadado para licitar uma coleção NFT feita pelo artista “Pak” em colaboração com Assange, intitulada “Censored” (Censurado). Ele deve ser leiloado ainda hoje.

A situação de Assange

Em 10 de dezembro de 2021, os Estados Unidos ganharam um recurso de uma decisão do tribunal britânico que impediu a extradição de Assange para a América. O AssangeDAO começou a se reunir no Telegram no mesmo dia.

“Se extraditado para os Estados Unidos, Assange pode pegar 175 anos de prisão por publicar informações verídicas”, diz o site.

Assange tornou-se uma figura de atenção internacional depois de publicar informações vazadas através do Wikileaks da analista de inteligência do Exército dos EUA, Chelsea Manning.

Ele então começou a se esconder dos EUA sob o status de asilo na Embaixada do Equador em Londres, mas foi expulso depois de sete anos. Ele agora está preso na prisão de Belmarsh, em Londres, há três anos e se tornou um ícone da liberdade de expressão em todo o mundo.

Naturalmente, a natureza resistente à censura do Bitcoin e das criptomoedas ressoou bem com a família Assange. O meio-irmão de Julian, Gabriel Shipton, juntou-se ao grupo Telegram da AssangeDAO e até falou na Bitcoin Conference do ano passado em Miami.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.