David Burkett, desenvolvedor da sidechain com MimbleWimble na criptomoeda Litecoin, afirmou que ela terá uma rede de testes para a nova integração tecnológica em setembro.

Desde dezembro de 2019 a Litecoin Foundation está desenvolvendo uma sidechain (um blockchain auxiliar) com o protocolo MimbleWimble. Em outras palavras, a comunidade quer adicionar mais privacidade através de outro blockchain, que rodará em sincronia com a rede principal.

A Litecoin Foundation conseguiu arrecadar US$72 mil para pagar 12 meses de desenvolvimento do programador David Burkett, que foi incumbido de levar alguma inovação para a LTC.

Mas a tarefa não tem sido fácil. Mensalmente David reporta que algumas partes do novo protocolo deram mais trabalho do que ele imaginava.

Litecoin pronta até janeiro?

Contudo, aparentemente ele conseguirá acabar a implementação no período de 12 meses. David deu alguns prazos para a comunidade, confira:

  • Junho: encerrei a lógica do mempool e iniciando a mineração de cadeias válidas com blocos de extensão mw, certificando-se de que todas as peças funcionem bem juntas.
  • Julho: Download inicial do bloco. A maneira como o download inicial do bloco é tratado no mimblewimble é um pouco diferente do que o litecoin faz. No LTC, todos os blocos do bloco genesis são baixados e validados em ordem. Com mimblewimble, não precisamos de todo o histórico, mas apenas partes de cada transação e todas as saídas não gastas. Preciso encontrar uma maneira de fazer com que essas duas abordagens de sincronização muito diferentes funcionem perfeitamente juntas.
  • Agosto: lógica DisconnectBlock (para reorganizações em cadeia).
  • Setembro: lógica de ativação Testnet e lançamento da primeira rede de teste com mimblewimble. Então comece a consertar tudo o que quebrei 🙂

Isso dará 3 meses para testes e melhorias, o que pode apontar para um upgrade entre dezembro e janeiro se os prazos forem cumpridos.

Hoje a LTC é o 7° maior criptoativo do mercado com o preço de US$49,70, logo atrás do Bitcoin Satoshi Vision. Com esse upgrade veremos a criptomoeda aumentar seu valor?