Cointimes

Desenvolvedor brasileiro recebe bolsa para se dedicar a melhoria do Bitcoin Utreexo

Bitcoin no Brasil

A Vinteum, organização sem fins lucrativos dedicada a pesquisada, educação e desenvolvimento do Bitcoin no Brasil, anunciou durante a Satsconf o segundo bolsista de seu programa de grants. Com o apoio da Vinteum, Davidson Souza vai poder se dedicar integralmente a suas contribuições ao projeto Utreexo.

Davidson iniciou suas contribuições no projeto Utreexo quando participou do programa internacional Summer of Bitcoin, enquanto ainda estudante universitário de ciência da computação. O desenvolvedor brasileiro trabalhou no projeto sob mentoria de Calvin Kim, principal desenvolvedor do projeto Utreexo e patrocinado pela Bitmex.

Desenvolvedor brasileiro Davidson Souza na SatsConf
Davidson Souza na SatsConf. Foto: Cointimes

“Estamos incrivelmente orgulhosos de que nosso grant vá para um desenvolvedor tão competente e promissor e que esteve envolvido com projetos da Vinteum mesmo antes de ela ser realidade. Davidson participou de uma versão piloto dos nossos seminários e é participante ativo do meetup BitDevs que organizamos aqui no Brasil.”, afirma Lucas Ferreira, diretor executivo da Vinteum.

Como parte do grant da Vinteum, Calvin Kim continua como mentor de Davidson, enquanto ele progride em seu trabalho no Utreexo. De acordo com Kim, Davidson teve um forte desempenho durante o programa Summer of Bitcoin, demonstrando seu conhecimento do Bitcoin à nível de protocolo e foi produtivo na compreensão e implementação dos algoritmos Utreexo”.

O que é Utreexo

Utreexo é um acumulador de hash para Bitcoin, proposto por Tadge Dryja, coautor do artigo da Lightning Network. É uma alternativa proposta ao LevelDB, base de dados utilizada atualmente no Bitcoin Core para registrar o conjunto UTXO, que vai permitir que nodes obtenham e verifiquem informações sobre os UTXOs sendo gastos em uma transação.

Utreexo proporciona grandes benefícios de escalabilidade, pois diminui a quantidade de armazenamento que os nodes precisam sem alterar o modelo de segurança do Bitcoin. É um porjeto que pode tornar a execução de um nó muito mais barata, acelerar o download inicial dos blocos e até mesmo ser usado como um oráculo de conjunto UTXO para projetos como o Validating Lightning Signer.

Davidson está atualmente implementando recursos de carteira na biblioteca Rust Utreexo para que ele possa integrar o Utreexo no Bitcoin Development Kit (BDK). Seus planos também incluem escrever BIPs (Propostas de Melhorias ao Bitcoin), trabalhar na interação com o protocolo P2P, além de contribuir para outros projetos, como o Rust Bitcoin.

A organização brasileira Vinteum

Bruno Garcia e Lucas Ferreira na SatsConf
Bruno Garcia e Lucas Ferreira na SatsConf. Foto: Cointimes

Há 3 meses, foi anunciada a fundação da Vinteum, dedicada a apoiar e educar a crescente comunidade de desenvolvedores brasileiros interessados em Bitcoin. No anúncio foi apresentando o primeiro bolsista e também as inscrições para o primeiro programa de bolsa oficial de Seminários Bitcoin e Lightning.

Bruno Garcia, primeiro bolsista e diretor de educação, dedicou muito tempo para revisar PRs (Pull Requests ou sugestões de alterações) no Bitcoin Core, melhorar a cobertura de teste e desenvolver novos recursos. Esse trabalho foi recentemente reconhecido em um relatório da Bitmex Research com a Vinteum entre as principais organizações que financiam os 30 principais revisores do Bitcoin Core. Além dessas contribuições, Bruno também está mentorando as 25 pessoas que foram selecionadas (de um grupo de mais de 100 candidatos) para participar dos seminários oficiais inaugurais.

Bruno Garcia também está orientando Davidson no que se refere à desenvolvimento de software de forma geral e ao trabalho em um projeto de código aberto (open source).

Leia mais:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading