O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, usou o seu perfil no Twitter para mostrar uma prévia na instalação de mineração de Bitcoin planejada, que seria alimentada por energia de vulcões do próprio país.
O presidente também anunciou ambições de transformar pequenas nações insulares em um hotspot para a mineração de bitcoins ecologicamente correta.
Clean, volcano powered hashrate coming soon… #Bitcoin🇸🇻🌋♻️
— Nayib Bukele 🇸🇻 (@nayibbukele) June 23, 2021
Sneak peek 🤫 pic.twitter.com/u7ocqkKTN0
Bukele começou a trabalhar na criação de operações limpas de mineração de bitcoin uma semana depois que o bitcoin se tornou com curso legal, instruindo o diretor da empresa de energia geotérmica estatal a abrir espaço para a mineração da criptomoeda.
Ele disse: “Nossos engenheiros acabaram de me informar que cavaram um novo poço, que fornecerá aproximadamente 95 MW de energia geotérmica 100% limpa e com emissão zero de nossos vulcões. Começando a projetar um centro de mineração de bitcoin completo em torno dele.”
Apesar de ser um pequeno país da América Central, El Salvador agiu rapidamente para tornar o ambiente econômico favorável à adoção do bitcoin como moeda de curso forçado e permitir a mineração limpa da cripto, que usa energia 100% renovável.
A repressão chinesa à mineração de criptomoedas em regiões importantes como Sichuan e Xinjiang pode resultar na descentralização da mineração de bitcoin nos próximos meses.
Muitas fazendas de mineração chinesas já se mudaram para os Estados Unidos, Cazaquistão e alguns outros países da América do Norte por conta dessa repressão. Mas por enquanto, El Salvador é o primeiro país a ter um governo que implementou a circulação de bitcoin em seu território.
Leia mais: