Milena Mayorga, embaixadora de El Salvador nos Estados Unidos, disse que as autoridades salvadorenhas talvez abram uma embaixada de bitcoin no Texas. O país já havia introduzido uma embaixada similar em Lugano, na Suíça.
A segunda embaixada de Bitcoin
Mayorga realizou uma reunião com José “Joe” Esparza, secretário adjunto do governo do Texas, para discutir a nova iniciativa, delineando a conexão financeira entre El Salvador e a região:
“Discutimos a abertura da segunda embaixada de Bitcoin e a expansão dos projetos de intercâmbio comercial e econômico. Em 2022, El Salvador e o estado do Texas tiveram um intercâmbio comercial de US $1.244.636.983.”
O segundo maior estado dos EUA emergiu como um centro da blockchain devido à regulamentação amigável e à postura pró-cripto apresentada pelas autoridades nacionais. Além disso, o preço relativamente baixo da eletricidade e as condições climáticas favoráveis atraíram inúmeros mineradores de bitcoin para se estabelecerem ali.
Ted Cruz, um dos políticos norte-americanos mais criticados pela população, que serve como senador júnior dos Estados Unidos para o Texas, é um defensor franco do BTC. Ele elogiou sua natureza descentralizada como seu principal mérito.
O republicano também é um crítico da possível criação de um dólar digital. Ele apresentou uma lei no ano passado que poderia proibir o Federal Reserve, banco central dos EUA, de lançar um produto monetário desse tipo.
A primeira embaixada de Bitcoin foi na Suíça
El Salvador assinou um memorando de entendimento com a cidade de Lugano, Suíça, há vários meses, e abriu ali um escritório de bitcoin.
“Meus colegas salvadorenhos e eu estamos muito entusiasmados com a promessa do Bitcoin, e espero ver como esta iniciativa ajudará a aumentar o acesso à segurança econômica e à liberdade econômica para todos,” declarou Mayorga em outubro de 2022.
Semelhante a seus colegas salvadorenhos, as autoridades de Lugano também mudaram seu foco para o Bitcoin. Eles declararam BTC, Tether (USDT), e a stablecoin LVGA como moedas de curso legal há um ano.
Leia também: