El Salvador acumula cerca de US $50 milhões em perdas não realizadas sobre suas compras de Bitcoin (-50% do preço médio) e muitos especulam se isso poderia quebrar completamente a economia do país.
Compras de Bitcoin por El Salvador
Coletei alguns dados referentes às últimas compras do Bitcoin (BTC) com base nas seguintes fontes:
- #1 a #8: Conta Bitfinexed no twitter;
- #9: Conta Nayib Bukele no twitter;
- #10: Conta Nayib Bukele no twitter.
Saiba mais: El Salvador compra mais R$ 79,2 milhões em Bitcoin enquanto moeda cai 11,7%
Até o momento estas são as compras conhecidas, com seus custos estimados, totalizando ₿2.301,00 em carteira, com um preço médio de cerca de US $43.865,12, gerando um custo total aproximado de US $100.933.650,00. Considerando a cotação do BTC em $22.000 USD, são cerca de $50 milhões de dólares em perdas não realizadas (~50% de desvalorização da carteira).

A maior compra (₿ 500,00) de foi realizada no menor preço (US $30.744), enquanto o maior preço (US $58.800) foi o responsável pela segunda maior compra (₿ 420,00).
Interessante observar uma compra de 21 BTC em 21 de dezembro, quando o bitcoin havia perdido cerca de $10 mil dólares na cotação depois da maior compra – próxima ao “topo”.
El Salvador vai falir?
A diferença de uma perda realizada para uma perda não realizada é o fato do investidor não vender os ativos no prejuízo, “realizando o resultado negativo” com a conversão para a moeda base.
Apesar do ditado “só perde quem vende” ser muito utilizado e levar em conta apenas a perda realizada, uma queda na carteira ainda é uma queda e pode influenciar a saúde financeira do detentor destes fundos, que poderia utilizar os ativos sob seu controle para tomar empréstimos, ou assegurar possíveis vendas de emergência em situações extremas.
Isso levou muita gente a se questionar se o país governado por Nayib Bukele corre o risco de quebrar completamente, ou sua economia ser afetada de forma negativa pela perda de cerca de 50% de capital nas reservas do tesouro que estão sendo convertidas para Bitcoin.
O Ministros das Finanças, Alejandro Zelaya, esclareceu que este risco é extremamente mínimo e as reservas em BTC são apenas uma pequena porcentagem dos tesouros de El Salvador.
Ele não diminui a importância das perdas, mas parece querer acalmar a população que, em grande parte, é contra as compras de bitcoin realizadas pelo presidente. Movimentando diversos críticos.
Leia mais: