A companhia canadense Blockstream poderá ajudar o governo de El Slavador na criação do que pode se tornar o primeiro título de dívida pública emitido usando bitcoin.
De acordo com Samson Mow, CSO da Blockstream, há conversas com as autoridades de El Salvador para a criação de títulos de dívida em dólar utilizando o blockchain federado baseado no Bitcoin, Liquid Network.
Segundo a proposta, o governo criaria um token securitizado em blockchain. O dívida seria dolarizada e provavelmente utilizaria a stablecoin Tether, que está disponível na Liquid desde 2019. Qual a vantagem? Os custos para a emissão em um blockchain federado são pequenos, as transações são 24/7 e não fecham em feriados e as negociações podem ser globais.
Além disso, a companhia criou um sistema que permite a limitação de negociação de acordo com determinadas regras, como endereços com KYC e outros critérios regulatórios. O blockchain federado baseado no blockchain do Bitcoin utiliza o BTC como moeda base, mas cria um sistema completamente diferente do bitcoin.
Na Liquid, por exemplo, a entrada e saída de bitcoins é controlada por entidades centralizadas escolhidas pela Blockstream. A Liquid, diferente da rede do BTC original, esconde os valores negociados, mas não os endereços que foram usados para a negociação e nem mesmo o tempo das transações.
Isso permite o monitoramento das atividades de cada endereço e dá o controle de saída e entrada de recursos aos participantes da federação, que é composta por corretoras de bitcoin e grandes empresas do setor.
Essa seria a primeira vez que um governo emitiria dívida usando o BTC, mas não utilizando a tecnologia do blockchain. Em abril, o Banco de Investimentos da Europa – cujos donos são os Estados da UE – lançou títulos públicos no blockchain do Ethereum.
Cointimes
Posts relacionados
J.K. Rowling, autora de Harry Potter, se interessa por Bitcoin
Gigante japonesa entra no mercado de Bitcoin comprando empresa
Interesse por DeFi faz token Celo subir 164% em um dia
Últimas notícias
- Jornalista gastou 10 BTC em sushi em 2013; assista ao vídeo
- Ações norte-americanas para investir e receber “dividendos aristocratas” durante o bear market
- Ações desta empresa podem subir 24% ao superar a concorrência, diz Wells Fargo
- Ações da Coinbase já caíram 85%, mas devem cair mais: “risco similar da Bolha PontoCom”