A Grayscale, o maior fundo de bitcoins do mundo, agora conta com US$44,1 bilhões em ativos sob gestão (AUM), um aumento de US$3 bilhões em apenas 4 dias e esse aumento pode significar o início de um movimento maior do mercado. 

Diversificação em outros criptoativos na Grayscale

A alta 781% do bitcoin em apenas 1 ano chamou a atenção de muitos investidores institucionais e grandes empresas, Tesla, MicroStrategy e até mesmo empresas brasileiras estão comprando bitcoin como uma forma de proteção contra a possível inflação que está por vir. 

Leia também: Foxbit começa a oferecer serviço para compra de bitcoin por empresas.

Ao mesmo tempo em que o btc subia, o mercado de ativos digitais também crescia mas não no mesmo ritmo. As principais moedas alternativas ao bitcoin perderam valor se comparado com o principal criptoativo. 

Mas parece que isso está para mudar. A demanda por criptomoedas alternativas ao bitcoin fez com que a Grayscale abrisse fundos de outros criptoativos. Chainlink(LINK), Basic Attention Token (BAT), Livepper (LPT), Decentraland (MANA), começaram a ser negociados no meio de março e integram com Litecoin, Zcash, Bitcoin Cash e Ethereum o podium de criptos oferecidas aos institucionais. 

Grayscale
Fundos sob gestão | Fonte: Grayscale

Como podemos ver no gráfico acima, Ethereum (ether), bitcoin cash e litecoin ainda são as preferidas dos institucionais. Essas criptomoedas já estão no mercado a pelo menos 5 anos e já contam com desenvolvedores conhecidos e uma comunidade mais ou menos formada. 

Não sabemos se os institucionais um dia terão a mesma confiança em investir nas altcoins como fizeram com o bitcoin, mas conforme os projetos vão maturando e criando suas próprias narrativas a tendência é que o capital de risco vá para novas oportunidades.

A Grayscale também parece planejar um ETF de bitcoin nos Estados Unidos, algo que poderia facilitar a compra da criptomoeda por investidores comuns nas bolsas dos EUA.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br