Enquanto o mercado esperava que o Banco Central Europeu anunciasse um corte na taxa de juros, o BCE decidiu por uma abordagem diferente.

Na tentativa de estimular a economia para combater os impactos negativos da pandemia do coronavírus, o BCE expandiu seu programa de compra de ativos em 120 bilhões de euros (R$ 646 bilhões).

Leia também: FED vai injetar US$1,5 trilhão na economia dos Estados Unidos

BC Europeu cria dinheiro para comprar ativos

Apesar de parecer estranho, é exatamente isso que o Banco Central faz, como o próprio BCE já deixou claro nesse tweet do ano passado:


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

“Como banco central, nós podemos criar dinheiro para comprar ativos”.

Em momentos de alta volatilidade no mercado, influnciadores digitais costumam citar Warren Buffett: “O mercado é um dispositivo de transferir dinheiro dos impacientes para os pacientes.”.

Mas em momentos como esse parece que o mercado transfere dinheiro dos impacientes para os bancos centrais. Vale notar também que há alguns meses atrás os BCs estavam comprando ouro em grandes quantidades.

Além disso os bancos europeus também serão beneficiados, nesta terça-feira BCE decidiu que vai emprestar dinheiro para eles a juros negativos de -0,75%.

Estão basicamente pagando aos bancos para tomar dinheiro do BCE para, então, emprestarem para empresas e indivíduos. Só quem paga a conta é o cidadão comum. Será que isso vai dar certo?


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!