A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) abriu dois processos contra as populares empresas de criptomoedas, Binance e Coinbase, por alegações de fraude e operações ilegais. Enquanto muitos entendem isso como uma crise, outros olham as possibilidades de investimentos e ganhos.
SEC persegue corretoras de criptomoedas
A Binance foi processada por supostamente operar em um “emaranhado de engano”, incluindo a inflação artificial dos valores de negociação, desvio de fundos dos clientes, falha em restringir clientes dos EUA e engano dos investidores sobre controles de vigilância do mercado. O fundador da empresa, Chanpeng Zhao, também foi acusado de controlar secretamente os ativos dos clientes, permitindo o desvio de fundos de investimento.
Já a Coinbase é acusada de operar sem registro da SEC. O processo alega que a empresa e sua controladora, CGI, atuaram como corretora, bolsa de valores e agência de compensação sem registro adequado.
A SEC alega ainda que, desde 2019, a Coinbase lucrou bilhões de dólares ao facilitar a compra e venda ilegal de títulos de criptoativos. Como resultado, a SEC propôs uma medida cautelar para suspender os serviços irregulares da empresa, além da restituição de ganhos, multas e outras medidas compensatórias.
Do outro lado, a Mercado Bitcoin sofreu um forte revés sendo condenada a pagar 2 mil bitcoins devido a um esquema de fundos e um hack falso. Tanto as ações da Coinbase, quanto os tokens da Binance (BNB) sofrem forte queda no gráfico semanal.
O outro lado da moeda: alta de 388%
Se as corretoras centralizadas passam por um crise devido a processos regulatórios e jurídicos, as exchanges descentralizadas começam a ganhar mais relevância.
Os protocolos de DeFi em exchanges descentralizadas viram o uso em gás (unidade de medida em eth) crescer 388% desde abril. Sozinhos, eles já somam 14,4% de toda a atividade no Ethereum, segundo a Glassnode.
A Uniswap (UNI) teve um aumento de tokens guardados no protocolo em 41% em apenas 24 horas.

Já a PancakeSwap (CAKE) conseguiu aumentar o volume de negociações em 75%.
O token da UNI sobe 1,30%, enquanto a CAKE avança 3%.