Cointimes

Estados Unidos provavelmente entrará em recessão até 2023, sugere pesquisa com economistas

Inflação e recessão

Uma recessão na economia norte-americana é quase inevitável no próximo ano, de acordo com a maioria dos principais economistas em uma nova pesquisa.

A pesquisa do Financial Times, realizada na University of Chicago Booth’s School of Business entre 6 e 9 de junho, revela que quase 70% dos 49 entrevistados esperam que o National Bureau of Economic Research (NBER) declare uma recessão no próximo ano.

A pesquisa foi realizada antes da publicação dos dados do índice de preços no consumidor, usado para observar tendências de inflação, na sexta-feira (10), que mostrou o número de maio subindo inesperadamente para um novo ciclo de alta de 8,6% ao ano.

Por definição, uma recessão é um crescimento econômico negativo por dois trimestres consecutivos

A previsão do PIB do Sistema de Reserva Federal (FED) de Atlanta agora vê o crescimento econômico no segundo trimestre de 2022 chegando a 0,9%, após uma contração de 1,5% no primeiro trimestre, de acordo com o Departamento de Comércio dos EUA.

Um terço dos pesquisados pelo Financial Times vê uma recessão da NBER acontecendo até o segundo semestre do próximo ano, enquanto cerca de 40% a vêem durante o primeiro ou segundo trimestres de 2023

Alguns bancos estavam prevendo um aumento de 75 pontos base no Comitê Federal de Mercado Aberto dos EUA (FOMC – Federal Open Market Committee) na quarta-feira. Antes do lançamento do índice de preços no consumidor, o consenso era que o FED aumentaria meio ponto.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading