O fork do Ethereum acontecerá nos próximos dias e muitas dúvidas ainda estão surgindo. Para esclarece-las criamos um pequeno manual do fork.

Se você ainda não viu as novidades que esse fork vai trazer para a rede Ethereum, acesse Ethereum Constantinople : O que vem por aí.

Ethereum Constantinople

Abaixo as principais dúvidas sobre o fork:

            1. Quando será o fork?

            2. Vou ganhar novas moedas?

            3. Posso deixar na exchange?

            4. Melhores medidas?

1. Quando será o fork?

O fork está programado para acontecer no bloco 7.280.000, aproximadamente no dia 28.

Você pode acompanhar a contagem de blocos usando o site da EtherScan, há inclusive uma contagem em tempo real no topo da página.

2. Vou ganhar novas moedas?

Tudo indica que o hardfork do Ethereum será mais parecido com um upgrade de software, portanto, se assim for não teremos a distribuição de novas moedas ou o surgimento de um novo projeto

Alguns “projetos” surgiram nas últimas semanas, mas eles são apenas forks farsantes como já demonstramos em posts anteriores. Não acredite em promessas de novas moedas e na dúvida sempre pergunte no grupo Cointimes – Bitcoin no Brasil.

Qualquer notícia ou sinal de disputas internas para a geração de uma nova moeda nós avisaremos grupo Cointimes no Telegram.

Posso deixar na exchage? Minha exchange vai apoiar o fork?

Depende se sua exchange vai apoiar o fork, é muito provável que sim. Mas por medida de precaução se sua exchange não estiver na lista abaixo, pergunte o posicionamento dela nas redes sociais ou simplesmente retire os valores de lá e coloque na sua carteira de Ethereum (sempre recomendado).

Exchanges nacionais:

  • Foxbit – Irá apoiar o hardfork do Ethereum, pode deixar seus tokens por lá tranquilamente;
  • Mercado Bitcoin – Já se pronunciou que irá apoiar o fork;
  • Bitcoin Trade – Exchange não se posicionou ainda, dizendo que a equipe de segurança ainda está analisando o impacto do fork(bem provável que faça o upgrade).

Exchanges internacionais:

  • Binance – Já declarou que irá apoiar o fork;
  • Huobi – A chinesa também irá apoiar Constantinople;
  • Poloniex – Irá apoiar o fork e que já testaram a atualização ;
  • OKex – Declarou juntamente com a Huobi que irá apoiar o fork;
  • Coinbene – Declarou em seu blog que irá apoiar o fork;

Como esse fork não é contencioso, praticamente todas as grandes exchanges irão apoiá-lo.

É bem possível que os saques de Ether e tokens da rede fiquem congelados dentro das exchanges por algumas horas após o fork. Isso é uma medida de segurança e algo comum nesse tipo de atualização.

Se tiver alguma dúvida sobre isso deixe nos comentários.

Melhores medidas?

Para garantir a segurança dos seus tokens o melhor a fazer é sacar suas criptomoedas para uma carteira pessoal, não apenas no momento do fork mas sempre.

Devido ao hardfork do Bitcoin Cash a palavra “hardfork” virou sinônima de distribuição de novos tokens funcionais, o que pode não ser verdade. Há hardforks contenciosos gerando novos projetos e outros que são meros upgrades de rede.

Os únicos que realmente terão que tomar alguma medida são os nodes da rede e as exchanges de criptomoedas.

Você pode dar uma olhada no review que fizemos do Ethereum, para entender mais como ele funciona:

Sobrou alguma dúvida? Compartilhe nos comentários! E não esqueça de acessar nosso canal no Telegram sobre criptomoedas e investimentos.