Breaking News  
Cuidado com o hardfork scam do Ethereum Altcoins

Cuidado com o hardfork scam do Ethereum

Não caia no fake hardfork do Ethereum

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Dia 16 de janeiro está programado o tão esperado hardfork do Ethereum, introduzindo diversas melhorias ao código da segunda maior criptomoeda do mercado.

Qual não foi minha surpresa ao ver em algumas mídias sociais questionamentos sobre um outro fork do Ethereum, um tal de Ethereum Nowa – ETN.

Vamos lá, criar um fork é algo totalmente legítimo. Se você não concorda com um projeto faça um fork, como o que aconteceu com Bitcoin Cash:

Fiquei curioso, pois o hardfork original não deverá ter resistências de mineradores e nem da comunidade, como aconteceu com o fork que originou o Bitcoin Cash.

Fui buscar mais informações, talvez fosse um projeto interessante. Quem sabe!

Hardfork do Ethereum

Ao analisar qualquer projeto sempre procuro saber o mais importante primeiro, quem são as pessoas por trás dele. Fui ao site, procurei, procurei, não encontrei os responsáveis.

ETn scam
Onde estão os responsáveis?

Bom, o criador do Bitcoin também não quis aparecer muito. Então fui procurar no local onde os projetos mais importantes surgiram, o BitcoinTalk. Todo projeto relevante precisa estar no BitcoinTalk.

Fui lá para ver as especificações técnicas da moeda, quando encontrei uma investigação que mostrou onde os desenvolvedores do ETN estavam esse tempo todo.

Qual não foi minha surpresa ao finalmente achar os desenvolvedores:

Imagens disponíveis em – https://web.archive.org/web/20181202215858/http://ethereum-nowa.com/

A surpresa maior ainda foi ver que suposto time era composto por modelos. Todas as fotos retiradas de bancos de imagens.

Sócios “fake”

A equipe nem se deu ao trabalho de alterar as imagens, apenas fez um corte e adicionou ao site. É o que mostra a máquina do tempo web.archive.org, ela arquiva os estado das páginas de grande parte da web.

Mas como funciona esse golpe que aparentemente a ETN quer aplicar?

Qual é o truque? Para receber as moedas de um hardfork você precisa inserir as chaves privadas da antiga cadeia de blocos na nova carteira. Quando o projeto é legítimo você recebe as novas moedas, do contrário todos os tokens contidos na sua wallet serão transferidos para a wallet dos farsantes.

Parece um processo meio complicado, mas é só seguir a dica de nunca mostrar as chaves privadas que detenham ou vão deter algum fundo que você estará mais seguro.

O mercado de criptomoedas ainda é muito jovem, por isso, uma boa parcela da população não sabe distinguir bem quais são os golpes mais comuns.

Para ficar ainda mais seguro, confira dicas e um podcast sobre como evitar scams, pirâmides e outros golpes:


Gostou do conteúdo? Quer receber mais análises como essa? Então se inscreva no canal do Cointimes no Youtube e siga o FacebookTwitter e Instagram.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.