De acordo com uma série de provedores de infraestrutura terceirizados, o blockchain Ethereum passou por um hard fork que bifurcou a rede ‘sem querer’ nesta quarta-feira (11). Os provedores de serviços Infura, Binance e Blockchair relataram problemas com consenso no bloco 11.234.873.

Vários membros da comunidade de criptomoedas e apoiadores do Ethereum reclamaram de problemas de rede na manhã de quarta-feira. O problema parece ter sido resolvido há pouco tempo.

O CEO da Blockchair, Nikita Zhavoronkov, também tuitou sobre o incidente em um tópico que explicava a situação com o Ethereum. “Em algum ponto, os desenvolvedores do Ethereum introduziram uma mudança no código que levou hoje a uma divisão da cadeia a partir do bloco 11234873 (07:08 UTC)”, disse ele.

Aqueles que não atualizaram (Blockchair, Infura, alguns mineradores e muitos outros) ficaram presos em uma cadeia minoritária (~ 30 blocos em 2 horas). Tecnicamente, essa foi uma bifurcação não anunciada, acrescentou.

O provedor de infraestrutura da Infura também deu detalhes sobre o incidente no portal da organização. “A causa raiz foi rastreada para vários componentes em nossa infraestrutura que estavam bloqueados para uma versão estável mais antiga do cliente go-ethereum que encontrou um bug de consenso crítico no bloco 11234873”, observou Infura.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

“Isso afetou várias versões do Geth, incluindo 1.9.9 e 1.9.13. Os componentes que executam 1.9.19 e posteriores não foram afetados. Uma autópsia completa será concluída e compartilhada após o incidente ser resolvido.”

Uma série de exchanges, incluindo a Binance suspenderam os saques temporariamente. Alguns usuários reclamaram dos atrasos do oracle e do feed de preços. Vários usuários do Ethereum discutiram problemas com feeds de preços baseados em ETH e tokens ERC20 ao usar carteiras como a Metamask.

Membro da Fundação Ethereum, Péter Szilágyi respondeu à análise de Zhavoronkov e disse: “Tecnicamente, você está correto ao dizer que foi um “hard fork não anunciado” (de uma corrente ruim para a boa). Dito isso, corrigir silenciosamente um bug inativo por mais de 2 anos tem uma chance muito menor de causar uma interrupção do que aumentar a conscientização sobre ele. Nós nos esforçamos para minimizar os danos potenciais.”

No momento da publicação, o preço do Ethereum (ETH) ainda estava em alta de 3% na quarta-feira, sendo negociado por volta de US$ 469 no momento da publicação, de acordo com dados do Coingolive.

Leia mais: Gigante de Wall Street está acumulando silenciosamente criptoativos


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!