Gavin Andresen foi o programador que herdou o papel de chefe de desenvolvimento do lendário Satoshi Nakamoto no cliente Bitcoin Core. Agora, Gavin parece que está mudando de lado para outra moeda.

Gavin x Blockstream

Em um twitte feito ontem a noite (12/06), Gavin tocou em um assunto ainda muito discutido entre a comunidade de criptomoedas, a escalabilidade de sistemas em blockchain.

Sistemas como os do Bitcoin não escalam muito bem sem perder a descentralização. Como resultado, várias propostas foram surgindo para remediar esse problema, as principais são:

  • Soluções de segunda camada: Lightning Network, Raiden, Trinity;
  • Sharding – Dividir o blockchain em sub-redes paralelas e interligadas;
  • Sidechains e Drivechains: Liquid, Tari e RSK;
  • Onchain: Tornar o sistema mais eficiente.

Há 3 anos uma guerra civil aconteceu sobre o método de escalar o Bitcoin.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Enquanto Gavin, Daniel Fraga, Roger Ver e outros queriam aumentar o tamanho do bloco até que soluções de segunda camada e sidechains estivessem prontas, o grupo liderado pela Blockstream impediu o aumento do tamanho de bloco do Bitcoin e apostou tudo na venda de sidechians com copyrights e na Lightning Network.

Como resultado, a rede sofreu com taxas absurdas de até 50 dólares em 2017 e até hoje tem picos de taxas maiores que as bancárias. Então, para evitar o pagamento de altas taxas, muitos usuários do Bitcoin estão transferindo a criptomoeda para tokens na rede Ethereum. Inclusive há mais Bitcoin no Ethereum que na Lightning Network.

Nesse contexto, Gavin fez um comentário que enfureceu os defensores da Blockstream e do cliente Bitcoin Core. Para o ex-chefe de desenvolvimento do BTC, é mais fácil escalar o bitcoin na rede do Ethereum.

Gavin mudou de lado?

Gavin e Bitcoin

Gavin foi um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin e foi um dos maiores colaboradores para o projeto.

Contudo, ele já afirmou que a moeda com o ticker BTC não é o Bitcoin que ele começou a trabalhar em 2010. Essa moeda seria o Bitcoin Cash.

tweet de gavin andressen
Fonte: Twitter

Mas parece que o ex-desenvolvedor do Bitcoin Core está de olho em outra moeda além do Bitcoin que ele começou a trabalhar em 2010. Não é a primeira vez que ele faz elogios a equipe do Ethereum.

Em 1° de janeiro, Gavin tweetou que, na sua opinião, o projeto mais interessante em 2018 foram os Crypto Kitties e em 2019 Pooltogether, ambos no Ethereum. Poucos dias depois, ele escreveu um post sobre o Tornado.cash – um projeto de privacidade no ETH.

Os devs do Ethereum estão trabalhando em melhorias onchain, offchain e por meio de sharding com a proposta do Ethereum 2.0.

E aí, o que você acha da posição de Gavin? Ele está certo em dar mais atenção para o Ethereum que ao BTC ou Bitcoin Cash?


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!