Gavin Andresen foi o programador que herdou o papel de chefe de desenvolvimento do lendário Satoshi Nakamoto no cliente Bitcoin Core. Agora, Gavin parece que está mudando de lado para outra moeda.
Gavin x Blockstream
Em um twitte feito ontem a noite (12/06), Gavin tocou em um assunto ainda muito discutido entre a comunidade de criptomoedas, a escalabilidade de sistemas em blockchain.
Sistemas como os do Bitcoin não escalam muito bem sem perder a descentralização. Como resultado, várias propostas foram surgindo para remediar esse problema, as principais são:
- Soluções de segunda camada: Lightning Network, Raiden, Trinity;
- Sharding – Dividir o blockchain em sub-redes paralelas e interligadas;
- Sidechains e Drivechains: Liquid, Tari e RSK;
- Onchain: Tornar o sistema mais eficiente.
Há 3 anos uma guerra civil aconteceu sobre o método de escalar o Bitcoin.
Enquanto Gavin, Daniel Fraga, Roger Ver e outros queriam aumentar o tamanho do bloco até que soluções de segunda camada e sidechains estivessem prontas, o grupo liderado pela Blockstream impediu o aumento do tamanho de bloco do Bitcoin e apostou tudo na venda de sidechians com copyrights e na Lightning Network.
Como resultado, a rede sofreu com taxas absurdas de até 50 dólares em 2017 e até hoje tem picos de taxas maiores que as bancárias. Então, para evitar o pagamento de altas taxas, muitos usuários do Bitcoin estão transferindo a criptomoeda para tokens na rede Ethereum. Inclusive há mais Bitcoin no Ethereum que na Lightning Network.
Nesse contexto, Gavin fez um comentário que enfureceu os defensores da Blockstream e do cliente Bitcoin Core. Para o ex-chefe de desenvolvimento do BTC, é mais fácil escalar o bitcoin na rede do Ethereum.
Scaling BTC in three easy steps:
— Gavin Andresen (@gavinandresen) June 12, 2020
1. Scale ethereum
2. Trustlessy tokenize your BTC
3. Transact using the wrapped tokens on the eth2 chain
Gavin mudou de lado?

Gavin foi um dos primeiros desenvolvedores do Bitcoin e foi um dos maiores colaboradores para o projeto.
Contudo, ele já afirmou que a moeda com o ticker BTC não é o Bitcoin que ele começou a trabalhar em 2010. Essa moeda seria o Bitcoin Cash.

Mas parece que o ex-desenvolvedor do Bitcoin Core está de olho em outra moeda além do Bitcoin que ele começou a trabalhar em 2010. Não é a primeira vez que ele faz elogios a equipe do Ethereum.
Em 1° de janeiro, Gavin tweetou que, na sua opinião, o projeto mais interessante em 2018 foram os Crypto Kitties e em 2019 Pooltogether, ambos no Ethereum. Poucos dias depois, ele escreveu um post sobre o Tornado.cash – um projeto de privacidade no ETH.
Os devs do Ethereum estão trabalhando em melhorias onchain, offchain e por meio de sharding com a proposta do Ethereum 2.0.
E aí, o que você acha da posição de Gavin? Ele está certo em dar mais atenção para o Ethereum que ao BTC ou Bitcoin Cash?