Coingoback

Este ano está cada vez mais promissor para a Lightning Network (LN), rede cuja capacidade cresceu para mais de 1500 bitcoins em junho de 2021. Na quarta-feira (16), a corretora de bitcoin brasileira Walltime anunciou que em breve essa tecnologia estará disponível para seus clientes.

Como uma tecnologia de segunda camada para o bitcoin, a Lightning permite transferências com taxas baixíssimas. Felipe Lalli, CTO da Walltime, disse ao Cointimes que “A taxa será provavelmente de menos de um centavo de reais para saques na LN.”

Mas o baixo custo não é o único atrativo da LN, as transações também são mais rápidas por não precisarem esperar por confirmações onchain. Como explicamos no artigo “Por dentro da Lightning Network“, essa inovação é composta por canais de pagamentos integrados. O protocolo base do Bitcoin é usado para a liquidação apenas dos saldos finais, no encerramento de um canal.

A solução foi proposta em 2015 e esteve em fase de desenvolvimento desde então. A primeira versão beta só foi lançada em março de 2018 e, embora tenham saído versões atualizadas, a tecnologia permanece em fase de testes.

“A LN ainda é muito nova, então o processo de desenvolvimento dela está a todo vapor. Isso gera um pouco de insegurança, mas a maneira de mitigar isso é permitir limites menores para o uso da LN.”, disse Lalli. “Dessa forma o risco fica limitado.”

A previsão são depósitos e saques habilitados pela LN provavelmente para este ano, embora nenhuma data pode ser cravada ainda pois a “Walltime é muito exigente com testes”, explicou ele.

Enquanto nenhuma corretora de bitcoin no Brasil deu esse passo ainda, a Lightning Network já foi implementada na Bitfinex e OKEx com sucesso.

Leia mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br