No recente podcast de Joe Rogan, Edward Snowden explicou como as redes de operadoras e as empresas de tecnologia usam coletivamente os smartphones para nos espionar.

Mas desta vez, ele está acusando o Facebook. Em uma próxima entrevista no podcast Recode Decode da Vox, Edward Snowden diz que é um “erro” pensar que as empresas de tecnologia são uma ameaça menor à privacidade do que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA).

Edward Snowden é um ex-funcionário da NSA que vive a vida de um refugiado político na Rússia nos últimos seis anos.

Leia também:
++ Permanent Record – Livro de Snowden é usado para espalhar malwares
++ Edward Snowden: EUA confiscando lucro de livro “é bom para o Bitcoin”

Privacidade no Facebook e Edward Snowden

Em 2013, Snowden vazou vários documentos governamentais classificados para a mídia internacional, revelando as atividades antiéticas de vigilância em massa conduzidas pela NSA.

Seis anos após a divulgação dos arquivos da NSA, Snowden disse a Kara Swisher da Recode que os poderes de vigilância em massa de empresas de tecnologia como o Facebook e o Google são igualmente preocupantes quanto os poderes de agências governamentais como a NSA.

“O objetivo interno do Facebook, seja ele declarado publicamente ou não, é compilar registros de vidas privadas ao máximo e depois explorá-lo para enriquecimento corporativo”

disse Edward Snowden no podcast.

Ele também afirma que o Facebook e o Google coletam uma quantidade insana de dados na fachada de “Ah, estamos conectando pessoas”. E “Ah, estamos organizando dados”.


Leitura recomendada:


Por outro lado, Snowden mostrou acreditar que as agências governamentais sabem mais sobre usuários do que empresas de tecnologia por causa de seu alcance em diferentes plataformas.

Na conversa com Swisher, Edward também fala sobre as leis de privacidade que não têm jurisdição sobre os dados coletados de gigantes da tecnologia. Ele também menciona o cenário atual em que não há responsabilidade pelas informações armazenadas.

“Por que o Google deve poder ler seu email? Não há um bom motivo para o Google saber as suas mensagens. O Facebook não deveria poder ver o que você está dizendo“.

Cambridge Analytica

Desde o famoso escândalo Cambridge Analytica, as agências governamentais se tornaram mais rigorosas nas práticas de coleta de dados do Google e de outros gigantes da tecnologia. Até hoje, Mark Zuckerburg está sendo questionado sobre os contratempos que ocorreram no Facebook.

Há alguns meses, o estado da Califórnia aprovou a lei de privacidade para capacitar os usuários sobre os dados coletados por gigantes da tecnologia. Enquanto isso, outros governos também estão fazendo algo para impedir as políticas de coleta de dados das empresas de tecnologia.

Fonte: fossbytes.