A Libra do Facebook parece estar com os dias contados, pelo menos da maneira como ela foi projetada inicialmente.

O projeto ambicioso de Mark Zuckerberg para criar uma stablecoin global chamou atenção do mundo e colocou medo nos Bancos Centrais.

Após o anúncio do projeto Libra, autoridades da França, Alemanha e Estados Unidos se opuseram fortemente a uma stablecoin global que competisse com as moedas fiat (real, dólar e euro).

Contudo, devido a pressões políticas, a rede social está pensando em mudar o foco do projeto.

De moeda global para rede de pagamentos?

Em vez de uma moeda global controlada pelo Facebook, a nova direção estaria alinhada com a ideia de uma stablecoin para cada país usando moedas locais como Real e Dólar.

Se isso realmente acontecer, o Facebook se tornará uma espécie de rede de pagamentos global como o Paypal ou um grande banco digital.

Conforme informado pela Bloomberg, os planos para essa mudança estão em discussão e o projeto pode ainda tomar outras direções.

O “Facebook não mudou seu objetivo de construir uma rede de pagamentos globais regulada e os princípios que suportam esse objetivo não mudaram”, disse Dante Disparte, chefe de comunicação do projeto Libra.

Telegram está chegando

Enquanto isso, a rede social Telegram do magnata Pavel Durov já está com sua criptomoeda pronta.

Com uma base de 180 milhões de usuários ativos por mês, o app de mensagens tem grandes chances de se tornar algo parecido com o que a Libra desejava ser.