Pavel Durov, fundador do aplicativo de mensagens Telegram, criticou a proposta do Banco da Rússia de impor uma proibição geral de uma série de atividades relacionadas a criptomoedas. “Tal movimento sufocaria o desenvolvimento de alta tecnologia e afastaria os especialistas em blockchain”, diz Durov.
Bitcoin é informação, baní-lo é censura
Acostumado com tentativas de censura, incluindo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tentando banir o Telegram no Brasil, Pavel Durov criticou a política restritiva da Rússia em relação ao Bitcoin. Em um post do Telegram, Durov declarou:
“Nenhum país desenvolvido proíbe criptomoedas. Motivo: tal proibição inevitavelmente retardará o desenvolvimento de tecnologias blockchain em geral. Essas tecnologias melhoram a eficiência e a segurança de muitas atividades humanas, das finanças às artes.”
Durov enfatizou que as soluções baseadas em livros distribuídos e usando criptomoedas como unidades de conta estão substituindo o que ele descreveu como “os sistemas financeiros centralizados obsoletos da segunda metade do século 20”.
Ele destacou que os vizinhos da Rússia, da Ucrânia ao Uzbequistão, estão seguindo os passos das nações desenvolvidas e adotando leis progressistas para o espaço blockchain, pois não querem permanecer à margem do progresso tecnológico e econômico.
Na quinta-feira passada, o Banco Central da Rússia publicou um documento de consulta detalhando sua visão abrangente sobre o futuro das criptomoedas no país. O regulador propôs a proibição de uma ampla gama de operações de cripto, incluindo a livre circulação, negociação e mineração de moedas digitais.
A Rússia é agora um dos líderes em termos de número de especialistas altamente qualificados na indústria de blockchain, observou Pavel Durov. “Uma regulamentação ponderada permitirá ao país equilibrar a distribuição de forças no sistema financeiro internacional e se tornar um dos principais atores da nova economia”, elaborou.
Durov reconheceu que qualquer autoridade financeira naturalmente gostaria de regular a circulação de criptomoedas. No entanto, ele também alertou que uma proibição total, como a recomendada pelo Banco Central da Rússia, dificilmente impedirá os malfeitores, enquanto ameaça pôr fim a projetos legítimos de criptomoedas russas.
No fim das contas, banir as criptomoedas não passa de mais um ato de censura por parte de governos autoritários, já que as criptomoedas não passam de redes de informações. Transferências de criptomoedas são dados criptografados sendo transmitidos por computadores.
Em última análise, o direito de usar criptomoedas faz parte da liberdade de expressão dos indivíduos, assim como livremente trocar mensagens por um aplicativo de celular.
Veja também: